Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Manchetes com EUA na frente, na pandemia, detonam contrainformação

Na TV, aparições 'surrealistas' dos irmãos Cuomo, um governador de NY, o outro jornalista com vírus, geram críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As manchetes de New York Times e outros veículos americanos no dia 26, com os EUA passando a China em casos, detonaram esforços para desqualificar os dados chineses.

No dia seguinte, a estatal Radio Free Asia já soltou que as "estimativas são muito maiores", por exemplo, para Wuhan, sendo compartilhada por atores diversos de mídia social, "spin doctors".

Mais alguns dias e a Bloomberg divulgou que a "comunidade de inteligência" teria entregue "relatório à Casa Branca" na mesma linha.

O NYT noticiou depois que, na verdade, era só a CIA e não havia relatório, mas alertas vagos ao longo do tempo —e que a Casa Branca estava "frustrada" com a agência por não aparecer com números.

'THE CUOMO SHOW'

Do porão de casa, o âncora da CNN Chris Cuomo, que foi infectado pelo coronavírus, e seu irmão Andrew Cuomo, governador de Nova York, vêm dividindo a tela até em entrevistas coletivas.

Na quinta (2), Chris, febril, relatou "alucinação" em que Andrew surgiu "com roupa de balé" para salvá-lo, como uma fada, e que também viu "o papai", o falecido ex-governador Mario Cuomo. (Acima, a partir de 42s)

Analistas de mídia como Margaret Sullivan, do Washington Post, questionaram a "ética" do show cada vez mais "surrealista".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.