Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Mortes oficiais disparam, mas no Brasil só os 'corpos não mentem'

Washington Post vai aos cemitérios e ouve de coveiros que 'a realidade é pior' do que mostram os números

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ecoou de imediato no alto dos argentinos La Nación e Clarín, "Disparam as mortes no Brasil" e "407 mortos, recorde em um dia" no vizinho cada vez mais infectado.

E são só os dados oficiais, os mesmos do mapa digital que o New York Times lançou na quinta sobre o Brasil e que cita números acrescentando sempre a expressão "pelo menos".

O Washington Post foi além e produziu longa reportagem em cemitérios, começando assim:

"No topo de uma colina nos limites de São Paulo, o coveiro acredita que sabe a verdade. Não importa quão ruim a situação pareça no país mais atingido pelo coronavírus no Hemisfério Sul, a realidade é pior."

Relata a chegada de mais um corpo com "o que se tornou um detalhe familiar. Causa da morte: insuficiência respiratória". Mais à frente, ouve outro coveiro: "Corpos não mentem".

A questão, segundo o WP, é que o Brasil quase não faz testes. "Testa 12 vezes menos pessoas do que o Irã", escreve. "Na disputa internacional por equipamentos para o exame, o Brasil está perdendo para os países que podem pagar mais ou que podem alavancar laços mais estreitos com a China."

HORROR

O quadro em Manaus ganhou cenas aéreas, com a Associated Press despachando vídeo da "sepultura em massa" aberta por tratores na "maior cidade da Amazônia", reproduzido por WP e outros.

E com a France Presse, além do vídeo acima, reportando como "Manaus mergulhou no caos", seu título. "Um filme de horror", segundo o prefeito. Também na NPR.

FAMILIAR

A nova edição da Science relata o avanço do coronavírus nas comunidades indígenas brasileiras, com pelo menos 27 infectados e três mortos.

Ressalta como o quadro é "perturbadoramente familiar" para a geração mais velha dos suruís, de Rondônia e Mato Grosso, que viram "centenas de mortos por sarampo e outras doenças infecciosas nas décadas seguintes ao primeiro contato, em 1969".

AINDA SEM REMÉDIO

O site de saúde Stat, ligado ao Boston Globe, e o Financial Times manchetaram que um primeiro estudo sobre o medicamento remdesivir, da Gilead, "não trouxe benefícios" para pacientes com Covid-19, "frustrando cientistas e investidores" após duas semanas de entusiasmo em Wall Street. No verbo do FT, "flopou".

'SEM LIMITE'

Le Monde, Süddeutsche Zeitung, Times de Londres e Wall Street Journal (com a foto acima) destacaram reportagens próprias sobre o salto de 30% no desmatamento na Amazônia, com a redução na vigilância. E em maio "começa a alta temporada dos lenhadores".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.