Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Trump se vê cercado por todos os lados, do NYT à Fox News

Casa Branca acusa até a estatal Voice of America de 'promover propaganda estrangeira', da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente americano tirou o fim de semana para atacar o "Partido de Oposição das Fake News", do New York Times à Fox News. Em suma, alega que a "mídia corrupta" usa "toda a sua força" para impor a ideia de que ele "ignorou alertas".

Seu alvo maior foi a manchete impressa e digital do NYT de domingo 12 (abaixo), "Apesar dos alertas, Trump demorou para agir". Logo abaixo, "Avisos de pandemia começaram cedo e foram frequentes".

Sobrou também para o Washington Post, que havia publicado reportagem parecida no domingo 5 (acima), para a manchete "70 dias de negação, atrasos e disfuncionalidade".

Segundo Trump, "o fracassado NYT" e "o Amazon WP", este tratado assim por ter o mesmo dono da empresa de tecnologia, Jeff Bezos, inventam fontes para "difamar e depreciar".

Em seguida ele se voltou, sempre via Twitter, para CNN e Fox News, cujos programas dominicais de entrevistas ecoaram a questão do atraso em sua resposta ao coronavírus --chegando à manchete do agregador Drudge Report, referência da direita americana.

A entrevista em que Anthony Fauci, da força-tarefa contra o coronavírus, respondeu à CNN que os EUA teriam evitado mortes se tivessem reagido antes levou Trump a retuitar mensagem defendendo a demissão do médico, como noticiaram NYT e WP.

Mas o que doeu mais foi o canal do maior aliado, Rupert Murdoch, que já havia publicado editorial contra ele no Wall Street Journal. "O que diabos está acontecendo com a Fox News? É um jogo totalmente novo por lá!", escreveu Trump.

'DOGS'

O NYT noticiou na quarta (8) que "genomas mostram que a maioria dos casos de coronavírus em Nova York veio da Europa, não da Ásia". Trump foi responder no fim de semana, no meio de seu desabafo de Twitter:

"Então agora o NYT Fake News está rastreando as origens do coronavírus de volta à Europa, não à China. Eles foram expulsos da China como cães e obviamente querem voltar. Triste!"

PROPAGANDA ESTRANGEIRA

O alvo mais inusitado de Trump, não diretamente, mas através da newsletter da Casa Branca, foi a estatal Voice of America, como noticiaram WP e outros. Sob o título "VOA gasta o seu dinheiro [do cidadão] para promover propaganda estrangeira", reclamou da cobertura positiva do serviço de notícias para o fim da quarentena em Wuhan:

"Pior ainda, embora grande parte da mídia americana siga a liderança da China, a VOA foi um passo além: criou gráficos com estatísticas do governo comunista para comparar as mortes por coronavírus na China e nos EUA."

'INOCÊNCIA'

A revista do francês Le Monde pediu para 16 de seus fotógrafos em confinamento produzirem autorretratos (acima), para "marcar um retorno a uma certa inocência".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.