Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Cobertura chinesa ouve Mourão e cogita aquisição da Embraer

Analista americano aponta 'implicações militares'; chinês vê 'barreiras políticas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mídia estatal da China se voltou ao vice-presidente Hamilton Mourão, que em conversa com o embaixador Yang Wanming defendeu "o rápido desenvolvimento da parceria estratégica", segundo o site da principal rede de televisão (abaixo).

Ou ainda, no portal Sina, da rede social Weibo, "Vice brasileiro: Casamento com a China é inevitável". Reproduz declarações públicas de Mourão sobre o abandono da Embraer pela Boeing, de que "há males que vêm para o bem" —e, no caso, o Brasil tem a tecnologia e a China tem a demanda.

Análises locais concordaram que, "de fato, o mercado chinês tem grande potencial para a Embraer", também no Sina. E o Global Times/Huanqiu deu título para "insiders" que avaliam que, sim, "Empresas chinesas são potenciais compradoras da Embraer". Um deles alertou porém para as "barreiras políticas", ou seja: "Não é uma questão de dinheiro".

O americano Defense News ouviu de um analista que "poderiam ser chineses" a ocupar o lugar da Boeing. "Seria uma mudança grande para o setor aeroespacial, com implicações militares", avalia ele.

VICE AO RESGATE

Por CCTV e jornais como Huanqiu, ligado ao PC, na conversa por vídeo com o embaixador, o vice brasileiro (acima, à direita, na tela) "agradeceu à China por apoiar ativamente o Brasil na luta contra a pandemia", inclusive "fornecendo muita assistência material", e falou da "grande importância dada pelo governo" à relação com Pequim.

LEGADO MARCIAL

Em texto sobre a "Rebentação em Brasília" que opôs Jair Bolsonaro e Sergio Moro, a Economist avisa que "o impeachment não reduziria o papel dos generais", lembrando que Mourão foi da ativa até 2018. "Se o presidente de mente militar for removido, deixará um legado marcial."

CHINA SALVA

Na Reuters, "Economia brasileira deve cair 4% em 2020, com exportações para China evitando baque maior, diz Paulo Guedes". Segundo o ministro, "a China é hoje mais do que a soma de Estados Unidos, Argentina e União Europeia".

DE VERDADE

Na capa da edição de maio da Marie Claire México (acima), os verdadeiros influenciadores revelados pela pandemia do coronavírus: "A resiliência tem rosto de mulher", seja nos hospitais, seja em casa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.