Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Jornais no exterior apontam 'boca suja' Bolsonaro 'sob mais pressão'

Grande parte da cobertura internacional destaca menos o conteúdo e mais os palavrões do presidente brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre os jornais financeiros, que deram mais atenção no exterior, o Wall Street Journal noticiou o vídeo com título contido, "Suprema corte do Brasil permite liberação de gravação de reunião ministerial", mas o primeiro parágrafo foi mais direto:

"O Supremo deu uma pancada no presidente Jair Bolsonaro ao permitir a exibição do vídeo em que ele parece pedir ao seu então ministro da Justiça que interfira nas investigações criminais de familiares."

Na abertura do Financial Times, também com texto próprio e o enunciado "Presidente do Brasil sob mais pressão em investigação":

"A investigação sobre Jair Bolsonaro deu uma nova reviravolta com a liberação de um vídeo explosivo, que mostrou o presidente brasileiro aparentemente admitindo que tentou proteger sua família de ser 'ferrado' por investigações policiais."

A tradução de "foder" na cobertura em inglês, de maneira geral, foi "screw" ou "ferrar", mais leve do que "fuck". No New York Times, por exemplo, que recorreu à agência Reuters, "Em vídeo, Bolsonaro diz querer policiais substituídos para impedir que a família seja 'ferrada'".

Outros, mais do que o conteúdo, destacaram que Bolsonaro é "boca suja" (foul-mouthed), como a estatal BBC e o Independent (acima), do Reino Unido, ou diversos jornais europeus e pelo mundo, que recorreram à agência France Presse.

Os berlinenses Der Tagesspiegel e Die Tageszeitung também se concentraram no que o primeiro chamou de "granadas verbais" de Bolsonaro. O segundo, conhecido como taz, levou o palavrão ao título, "Não foda a minha família":

Pelo mundo, jornais como South China Morning Post, com Associated Press, e Indian Express, com Bloomberg, também ressaltaram os "palavrões" e a "retórica ardente" em seus enunciados.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.