Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

NYT lista nomes de mortos na primeira página de domingo

EUA se aproximam de 100 mil vítimas da Covid-19, 'uma perda incalculável', destaca o principal jornal americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times adiantou por mídia social a sua capa de domingo, sem imagens e com a manchete "Mortes nos EUA se aproximam de 100 mil, uma perda incalculável". Logo abaixo, "Eles não eram simplesmente nomes numa lista. Eles eram nós".

A relação com mil nomes e breves descrições, tiradas de jornais de todo o país, "reflete apenas 1%", mas toma toda a página e "continua à pág. 12". O jornal diz que "nenhum deles era mero número". E detalha como foi desenvolvido "o projeto por trás de uma primeira página cheia de nomes".

Na home page do NYT, a manchete às 21h15 de sábado (23) era "Conforme EUA se aproximam de 100 mil mortes, a pandemia aumenta na América do Sul", concentrando-se no Brasil, o segundo em casos da doença, só atrás dos EUA, mas citando também Peru, Chile e Equador.

Menos de 24 horas antes, Donald Trump tuitou ofensas ao editor executivo do NYT, Dean Baquet. "Ele é considerado há tempos um dos homens mais estúpidos do mundo do jornalismo", afirmou o presidente americano.

"Ele agora está disposto a escrever qualquer coisa, mesmo que não seja verdade. Ele ri de seu chefe, o publisher A.G. Sulzberger, e eu rio de todos eles. O NYT é uma bagunça total!"

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.