Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Xi 'perde paciência', Trump ameaça 'muito fortemente'

Hong Kong nunca poderá se tornar uma falha de segurança nacional, destaca o chinês Diário do Povo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do Renmin Ribao ou Diário do Povo, do Comitê Central do PC chinês, “Hong Kong nunca poderá se tornar uma falha de segurança nacional”. Uma outra chamada tratou do esforço de combate à pobreza, de Xi Jinping.

Anúncio de bebida no alto da home page do Renmin Ribao, em meio ao noticiário sobre o Congresso Nacional do Povo
Anúncio de bebida no alto da home page do Renmin Ribao, em meio ao noticiário sobre o Congresso Nacional do Povo - Reprodução

O privado South China Morning Post, de Hong Kong, foi mais direto: “Pequim ‘perde paciência’ após longa espera por lei de segurança de Hong Kong”. Um projeto será apresentado nesta sexta no Congresso Nacional do Povo.

Logo abaixo, no SCMP, “Trump diz que EUA responderão ‘muito fortemente’ se China aprovar projeto” e “China defenderá firmemente seus interesses se EUA os ameaçarem, diz autoridade”.

Do outro lado do mundo, o New York Times manchetou que a “China se move para impor novas leis de segurança em Hong Kong”.

A CHINA CONTINUA

O privado Caixin, de Pequim, cobre o Congresso com atenção maior para questões financeiras, em sua edição original.

Naquela voltada ao resto do mundo, Caixin Global, a manchete foi para a extensa reportagem “Apesar das tentativas de atraí-las para sair, multinacionais não estão deixando a China”. Segundo o jornal, “além das vantagens industriais, a China é cada vez mais um mercado importante de bens”, daí tanta resistência às pressões de Trump.

TRUMP & BOLSONARO

A apresentadora Mika Brzezinski, do canal de notícias MSNBC, cobrou que o Twitter passe a apagar as mensagens “enganosas” de Trump, lembrando que a plataforma já “deletou dois tuítes do presidente do Brasil por espalhar desinformação”.

SÃO PAULO TOMADA

Nos EUA, a atenção sobre a pandemia no Brasil se volta para São Paulo. No tabloide New York Post, com fotos, “São Paulo cava valas comuns”.

No site Axios, voltado aos bastidores de Washington, “Mortes disparam mais de 400% na maior cidade do Brasil”. No Washington Post, abrindo foto na home page, “Coronavírus toma São Paulo e Trump pondera proibição de viagens”.

SANÇÕES AO BRASIL

Falando à organização Robert F. Kennedy Human Rights, de Washington, o fotógrafo Sebastião Salgado apontou risco de “genocídio” na Amazônia e propôs “sanções econômicas” ao Brasil.

‘O VELHO EU’

A revista de domingo do NYT (acima), adiantada online na quinta, aborda "O que nós aprendemos na quarentena". Para começar, que "não há como escapar de si mesmo".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.