Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Ameaças de golpe abalam Brasil', noticia NYT

Generais falam em 'instabilidade' e enviam 'tremores de que poderiam desmantelar a maior democracia da AL'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais uma vez com foto do cemitério de Vila Formosa na home page (abaixo) e na capa de papel, o New York Times noticia que o "Brasil é abalado por conversa de ação militar para reforçar Bolsonaro". O jornal também disparou "push" nos celulares.

Na reportagem, o título era mais direto, "Ameaças de golpe abalam Brasil conforme aumentam as mortes por vírus", mas foi atenuado horas depois da publicação, retirando a palavra "golpe". O segundo parágrafo se mantém:

"A crise se tornou tão intensa que algumas das figuras militares mais poderosas do Brasil lançam alertas de instabilidade —enviando tremores de que poderiam assumir e desmantelar a maior democracia da América Latina."

Destaca dois generais, os ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Fernando Azevedo e Silva, da Defesa.

'REPREENSÍVEL'

Como contraponto, o jornal ouve apenas o ex-ministro Sérgio Moro e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O primeiro diz que "isso está desestabilizando o país justamente durante uma pandemia" e "é repreensível, o país não precisa estar vivendo com esse tipo de ameaça".

O segundo diz não achar que "um golpe seja iminente" e que se preocupa com a intensificação das "táticas de intimidação de Bolsonaro", sem citar generais: "Como morrem as democracias? Você não precisa de um golpe militar. O presidente pode buscar poderes extraordinários e pode tomá-los."

'CRUZADA HIPÓCRITA'

Apenas em espanhol e sem chamada, o NYT posta também o artigo "A cruzada hipócrita de Sérgio Moro contra Jair Bolsonaro", do diretor de América Latina na Sciences Po Paris, Gaspard Estrada. "Agora que saiu", escreve o cientista político, "descobriu as bondades do Estado de Direito que ajudou a colocar sob ameaça".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.