Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Brasil choca 'ovo da serpente' e vê 'fuga em massa de capital'

Alemão FAZ destaca marcha bolsonarista com tochas contra Supremo; Bolsonaro dá 'medo' nos investidores, diz FT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung listou exibições extremistas recentes, como a marcha com tochas em Brasília, e as comparações do país com a República de Weimar para alertar que “o ovo da serpente ameaça se abrir” no Brasil. Na foto, Bolsonaro a cavalo.

Também com foto de Bolsonaro, a home page do New York Times destacou que são “homens populistas e anti-establishment” como ele que estão no poder “onde o coronavírus cresceu mais”. Noutra chamada, “Destruição das florestas tropicais cresceu liderada de novo pelo Brasil”.

Na home da CNN americana, a submanchete também trazia foto de Bolsonaro, mas ao lado de outra, de Lula, com a chamada “Ex-presidente conclama pelo impeachment”. Na entrevista (acima), Lula aponta, junto às crises de saúde e economia, “uma crise de irresponsabilidade por parte do presidente da República”.

Também no alto da home, o Financial Times destacou que os “Fluxos recordes de saída do Brasil sublinham medo dos investidores de Bolsonaro”. Logo abaixo, “Fuga de capitais estrangeiros acende sinal vermelho sobre a maior economia da América Latina”.

Enquanto os “emergentes como um todo” já estão revertendo a saída de capital, “os investidores estrangeiros em ações e títulos do Brasil continuam a tirar dinheiro em massa, assustados pelo presidente da direita linha-dura”.

FÚRIA GLOBAL

New Yorker e Washington Post listaram o que a revista chama de “fúria global com a América e seus valores”, ilustrada pela imagem de George Floyd num trecho do Muro de Berlim, , com a frase "I can't breathe".

Além dos grandes protestos pelo mundo, enfatizaram comunicados da União Europeia e da União Africana. A primeira cobrou, dos EUA, “o pleno respeito ao Estado de Direito”. A segunda criticou “as práticas discriminatórias contínuas contra negros nos EUA”.

#BLACKLIVESMATTER NA FOX NEWS

Enquanto as manchetes da Fox News incitavam à repressão das manifestações, o presidente do grupo, Lachlan Murdoch, filho de Rupert, apareceu com um comunicado interno aos “colegas” do canal:

“É essencial que nos unamos à dor da família Floyd, ouçamos atentamente as vozes de protestos pacíficos e entendamos fundamentalmente que as vidas negras importam.”

‘TALVEZ QUERENDO BATER CARTEIRA’

Na GloboNews, sábado (30), em locução de Leila Sterenberg, com cenas de manifestação em Nova York (acima):

"Olha só, a polícia deteve ali um rapaz sem camisa, negro. A gente não sabe o motivo, [se] estava tentando roubar alguém. Não provocou tumulto, então a gente supõe que tenha sido alguém talvez até querendo bater carteira."

Em 20 minutos já haviam subido o vídeo em mídia social, depois sites como The Intercept Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.