Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Contra impostos, milionários da América Latina pensam no aeroporto

Segundo a Bloomberg, ricos brasileiros estão preocupados com a taxação de dividendos, hoje isentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bloomberg publicou, com foto da praia de Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai (imagem abaixo), a extensa reportagem “Milionários na América Latina consideram se mudar para desviar das garras fiscais”.

No primeiro parágrafo, “Milionários de toda a América Latina estão buscando deixar seus países de domicílio conforme os governos se esforçam para consertar as finanças públicas com impostos sobre os ricos”.

Ouve de um advogado de Miami, consultor voltado a “planejamento tributário internacional”, que os clientes da região dispostos a trocar de país aumentaram cinco vezes. Destaca serem de quatro países, Brasil, Argentina, Chile e México.

O destino preferencial dos três primeiros é o Uruguai, cujo novo governo “cortou exigências tributárias de residência para atrair” milionários em fuga.

A Bloomberg ouve também dois consultores brasileiros, que apontam temor sobretudo com a proposta de “taxar os ricos” via dividendos, hoje isentos. De um deles, da Ipanema Wealth:

“Se isso acontecer, tenho clientes que dizem que a sua próxima parada é o aeroporto.”

ATÉ GUEDES

A sequência de despachos da Reuters sobre a audiência do Congresso com o ministro da Economia, por New York Times e outros, trouxe títulos como “Dívida e déficit atingem recordes, perspectiva é sombria”. Outro:

“Guedes diz que gosta da ideia de um imposto sobre transações.”

CHINA CORTA CARNE

Na Reuters em chinês, “China bane importações de carne de três frigoríficos brasileiros por temor do novo coronavírus”.

A Bloomberg noticiou acrescentando outros países e destacando que “a maioria dos frigoríficos, se não todos, têm surtos de coronavírus”.

ÍNDIA CORTA TIKTOK

As manchetes indianas sobre o veto ao TikTok no país seguem patrióticas, com enunciados como “China ficou chocada”, no Jagran, e “Proibição ameaça China como potência em tecnologia”, no Times of India.

A manchete do financeiro chinês Caixin confirma preocupação, dizendo ser “o mais recente contratempo para a tecnologia chinesa no exterior”, citando Huawei e outras.

Nos EUA, a cobertura de tecnologia foi contida, com a NBC lembrando, por exemplo, que ação semelhante no ano passado durou duas semanas.

NSA VS. CIA/WSJ VS. NYT

O NYT vinha manchetando há dias que a “Rússia ofereceu recompensa a militantes afegãos para matar soldados americanos”, até que o Wall Street Journal publicou no alto da home que a NSA, Agência Nacional de Segurança, “discordou fortemente da CIA” no caso.

Os enunciados do NYT destacam agora que é “suspeita”, que a recompensa é algo “possível”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.