Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Empresas alemãs veem economia 'em colapso' e começam a sair

Renda per capita, que em 2016 era 'a mesma no Brasil e na China', agora é 30% inferior à chinesa, publica Handelsblatt

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O financeiro alemão Handelsblatt produziu especial sobre o Brasil, com título geral para a “economia em colapso”.

Abre com a trajetória do banqueiro de investimentos Julian Stippig, que se mudou para São Paulo e criou a marca de luxo Sissa. Cinco anos depois, demitiu os 22 funcionários, vendeu as máquinas e está de “malas prontas para se mudar para Munique”.

Outro executivo de banco alemão em São Paulo avalia que as empresas de seu país, que segundo o jornal respondem por 10% do PIB brasileiro, terão de eliminar dos balanços o que aplicaram nas subsidiárias.

Em entrevista, diz o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer: “Se olhar a balança de pagamentos na indústria automotiva, há anos as matrizes [alemãs] transferem enormes quantias de dinheiro para manter o funcionamento”. No título, outra frase sua, de que o Brasil “se tornou claramente menos atrativo”.

Para ilustrar a “profunda queda” do mercado consumidor nacional, o Handelsblatt destaca que a renda per capita “era a mesma no Brasil e na China em 2016 e hoje a brasileira está 30% abaixo da chinesa”.

ALEMANHA & CHINA

Em longa entrevista ao alemão Bild, o ministro do exterior, Heiko Maas, disse que as relações da Alemanha com os EUA se tornaram “complicadas”.

Por outro lado, ecoando por Handelsblatt e outros, afirmou que a cúpula União Europeia-China, que foi adiada pela pandemia, deve acontecer neste ano. “A China está se tornando superpotência”, disse Maas. “A China é o maior parceiro comercial da Alemanha.”

SEGURANÇA ALIMENTAR

Do site uruguaio Tardáguila ao inglês Financial Times, espalha-se a notícia de que “a pandemia começa a afetar produção de carne no Brasil”, em frigoríficos da JBS à Marfrig. Os matadouros são focos, declarou uma procuradora trabalhista ao FT, destacando o Rio Grande do Sul.

O QUE ACONTECE?

Na China, que já vinha atenta à logística das importações agropecuárias do país, o site Sina publicou a análise “O que está acontecendo de errado com o suprimento de minério de ferro do Brasil?”, concentrando-se no porto de Itaguaí, que teria sido afetado pela pandemia.

CHANCE ÚNICA

Acima, capas da edição de lançamento da Bloomberg Green, com editorial de Michael Bloomberg, e da Economist de duas semanas atrás defendem que "A hora é agora" para salvar o meio ambiente. A pandemia oferece "chance única".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.