Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu desmatamento

'Aceleração do desmatamento' ecoa e traz ameaça também dos EUA

Science publica o ensaio 'As maçãs podres do agronegócio brasileiro', sobre exportações que resultariam de desmatamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Veículo de referência das empresas americanas, o Wall Street Journal levou ao alto da home a "aceleração do desmatamento" na Amazônia (acima), apontando 64% de aumento até junho em relação a igual período no ano passado.

Sublinha que "empresas brasileiras e estrangeiras estão pressionando o governo". E ouve, de um fazendeiro de soja do Mato Grosso, que já vendeu sua produção deste ano "em parte à China", mas teme as "ameaças de boicote" na próxima safra:

"O governo tem todos esses satélites e soldados. Por que não pode pôr fim a este desmatamento vergonhoso?"

O WSJ anota que o ministro Ricardo Salles "quer atrair investidores estrangeiros para financiar desenvolvimento econômico sustentável na selva, com projetos como usinas de cacau, em vez de tentar garantir que toda a floresta tropical se mantenha como um santuário".

E a nova edição da revista Science, da AAAS (sigla em inglês para a Associação Americana para o Avanço da Ciência), publica o longo ensaio "As maçãs podres do agronegócio brasileiro".

Repercute da americana CNN a jornais europeus, estes com enunciados como "Um quinto da soja brasileira na Europa é resultado de desmatamento".

NUM MUNDO SÓ DELE

Peter Navarro, assessor de Trump para comércio, escreveu artigo para o USA Today contra Anthony Fauci, também assessor, mas independente e respeitado no combate à pandemia. O título foi "Fauci estava errado em tudo o que abordei com ele", citando restrições que o cientista teria feito às suas medidas contra a China.

Um dia depois, o jornal acrescentou uma nota ao artigo online, dizendo que "várias críticas de Navarro eram enganosas", citando a China, e seu texto "não atendeu aos padrões do USA Today". Do próprio Fauci sobre Navarro, durante entrevista à Atlantic:

"Ele vive num mundo só dele. Eu não quero nem ir lá."

CHINA DE VOLTA

Foi manchete do financeiro Caixin Global, "PIB volta a crescer com ganho de 3,2%", ao tabloide nacionalista Huanqiu/Global Times, "PIB reage e lidera o mundo na recuperação". O segundo, que é ligado ao PC, já traz o editorial "Crescimento esmaga as mentiras de Washington".

Na submanchete do mesmo Caixin (abaixo), um sinal do reaquecimento e de uma resposta de fato a Washington: "Sonho do chip chinês impulsiona mega IPO da SMIC", empresa que concentra o esforço por autossuficiência em insumos de alta tecnologia. O lançamento em Xangai triplicou o valor das ações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.