Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

'O que deu errado no Brasil' foi Jair Bolsonaro, diz podcast do NYT

Washington Post reporta como, 'devastado pelo coronavírus, país vira campo de testes para vacinas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O podcast The Daily, do New York Times, dedicou sua meia hora para “O que deu errado no Brasil”, na pandemia. O correspondente no Rio, Ernesto Londoño, relatou as ações e declarações de Jair Bolsonaro desde o princípio.

“O Brasil tinha o preparo, tinha um histórico de resposta decisiva aos desafios em saúde”, falou, citando Zica e Aids, mas desta vez “não montou uma resposta coerente”. Bolsonaro “impediu adotar um plano que fizesse sentido e, no fim das contas, não houve controle do vírus”.

O podcast fez largos elogios ao SUS, “serviço público de saúde robusto e sofisticado” que venceu as crises anteriores de saúde e poderia ter feito o mesmo, agora.

Já o correspondente do Washington Post, Terrence McCoy, publicou a reportagem “Devastado pelo coronavírus, Brasil se torna o principal campo de testes para vacinas”, de laboratórios como o britânico AstraZeneca e o chinês Sinovac. No primeiro parágrafo do texto:

“O surto praticamente descontrolado, o segundo pior do mundo e em alta, está fazendo do Brasil um campo de provas para pesquisas que correm para encontrar uma vacina.”

OS FLAUTISTAS

A frase saiu dias atrás, no London Review of Books: “Jair Bolsonaro, Donald Trump e Boris Johnson: homens que você não encarregaria de conter um surto de acne”.

Partindo dela, o britânico Financial Times publicou a análise “Os políticos que atuaram mal na crise”, ilustrada com uma imagem do primeiro-ministro como o flautista de Hamelin (acima) e enfatizando como os três seguiram apertando mãos e sem máscara em público.

EUROPA & AMAZÔNIA

Alemães da revista Der Spiegel aos jornais Bild e Die Zeit destacam as “Maiores queimadas na Amazônia em 13 anos”.

E o francês Le Monde publica “Desmatamento: Casino é implicado no Brasil”, reportando que o grupo de supermercados “não controla suficientemente a origem da carne que comercializa”.

DESDE 1901

Da Bloomberg, com chamada no portal Drudge Report, “América Latina caminha para queda mais profunda desde pelo menos 1901”, quando começou a coleta de “dados confiáveis” de economia. O Banco Mundial já vê “retrocesso no avanço feito no combate à desigualdade e à pobreza”.

Na Economist, na mesma linha, "Uma tragédia econômica latino-americana".

4 DE JULHO

A versão filmada de "Hamilton", musical festejado por liberais e também conservadores nos EUA, estreia nesta sexta (3) no streaming Disney+, novamente sob elogios fartos da crítica, agora de cinema.

Em transmissão anterior de cena pela televisão, durante o Tony de 2016, a produção da Broadway, que retrata a Guerra da Independência, havia retirado as armas, mas elas estão de volta (acima).

O filme só deve chegar oficialmente ao Brasil no final do ano, quando a Disney informa que deverá lançar seu serviço de streaming no país. Ele já está disponível na Europa, Índia e Canadá.

Outros vídeos no canal da Disney no YouTube.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.