Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Alemanha aponta EUA em caos e declínio, 'a caminho do abismo'

New York Times e Washington Post, em colunas, cobram reaproximação com aliado europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enfrentando seus próprios protestos, jornais alemães dão mais atenção à escalada de mortes nos EUA. Na manchete do Süddeutsche Zeitung no domingo, Donald Trump é “O beneficiário do caos”.

Antes, o diário já havia destacado outro relato sombrio do país, “A caminho do abismo” (abaixo), dizendo que, em meio à campanha americana, “há muitos que querem expressar sua opinião política esmurrando e atirando”.

No financeiro Handelsblatt, com ilustração de Trump próximo de se afogar, “O presidente fracassado - EUA estão ameaçados de declínio?”. Logo abaixo, resume seu governo a “Má gestão, desaceleração econômica e guerras comerciais”.

E o Frankfurter Allgemeine respondeu diretamente às ameaças comerciais americanas contra a própria Alemanha, que buscam impedir a conclusão de um gasoduto russo. No título do artigo, “O mundo sob o porrete dos EUA”, estratégia que chama de fantasiosa.

'CONTAINMENT'

A crescente reação alemã vem alarmando alguns dos principais colunistas americanos, como os "falcões" Thomas Friedman, do New York Times, e George Will, do Washinton Post, que cobram reaproximação, com Trump ou Joe Biden, para concentrar o fogo na China.

Também do NYT, Roger Cohen alerta que os europeus preparam uma política de “contenção” dos EUA de Trump, como faziam com a Rússia na Guerra Fria.

ATOLADO NO JAPÃO

Começou no alto do Drudge Report, com relato do Daily Beast, “Primeiro-ministro japonês renuncia por ‘questões de saúde’... Tentativa de escapar de processo?”. Segundo o site, Shinzo Abe está sob investigação por violar a legislação eleitoral.

Fechando o domingo, o NYT entrou no caso com a chamada “Abe está doente. Mas esta é a única razão para sua renúncia?”, linkando texto que o descreve como “atolado em escândalos”.

TEMPESTADE NA ÍNDIA

O Wall Street Journal volta à carga contra o Facebook na Índia, com mais revelações sobre a executiva Ankhi Das, ligada ao primeiro-ministro Narendra Modi.

Em mensagem interna às equipes da plataforma, na eleição, ela escreveu: “Acendemos o fogo em sua campanha de mídia social e o resto é história”. Noutra, festejou como ele “livrou a Índia do socialismo”. A série de reportagens vem causando “tempestade política” na Índia e no Facebook.

‘WHY?’

Em alto de página no NYT impresso, com foto do casal, "'Uma empresa familiar': Inquérito de corrupção ameaça Bolsonaro". E no segundo enunciado online (acima), "Por que sua mulher e filho receberam pagamentos de homem sob investigação?".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.