Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Brasileiro que fundou Facebook investe no México, não no Brasil

Existe 'um mundo de inovação além do Vale do Silício', diz Eduardo Saverin ao TechCrunch

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O paulistano Eduardo Saverin, que em 2004 ajudou a fundar o Facebook e em 2009 deixou a empresa e os EUA para se tornar um investidor em startups de tecnologia em Singapura, resolveu afinal aplicar na América Latina.

Mas não no Brasil. Em entrevista ao site TechCrunch, do Vale do Silício, questionado sobre tamanho atraso para apostar em sua própria região, disse que “coisas boas demoram” e justificou a escolha da mexicana Yalochat:

De blazer escuro e sorrindo levemente, o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook
O brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook - Edgar Su/Reuters

“É um negócio latino-americana que já está na Ásia e com certeza pode chegar ao resto do mundo. Há histórias de empresas dos EUA e China se expandindo no mundo. Por que uma latino-americana não pode fazer isso?”

No título, o site destacou a sua declaração de que existe “um mundo de inovação além do Vale do Silício”.

A Yalochat é uma plataforma de comércio por conversação. Saverin fechou o negócio dias após outra plataforma de comércio, a argentina Mercado Libre, virar a maior empresa latino-americana em valor de mercado.

A gigante do argentino Marcos Galperin deixou para trás Vale, Petrobras e os seis bancos brasileiros na relação das 20 maiores da região. O Brasil não tem nenhuma de tecnologia na lista, levantada pela consultoria Economatica.

EM XANGAI E HONG KONG

O grupo chinês Ant, ex-Alipay, de Jack Ma, deu início ao processo de abertura de capital nas bolsas de Xangai e Hong Kong, manchete no financeiro chinês Caixin, no alemão Handelsblatt e no Wall Street Journal. Seu IPO ainda demora um pouco, mas “deverá quebrar o recorde”, publica o WSJ.

DRAGÃO ADORMECIDO

Na capa da revista semanal Caixin (acima), o esforço chinês para "desbloquear" o minério de ferro da Guiné, na África, uma das maiores reservas no mundo. Um "dragão adormecido" que reduziria a exposição da China a Brasil e Austrália.

ARGENTINA & CHINA

No Clarín, “Mais perto da China: Governo ativa adesão ao Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura”. O ex-presidente Mauricio Macri já “havia firmado a entrada” na instituição em 2017, mas só agora ela será efetivada, por Alberto Fernández, “um passo a mais na Relação Estratégica Integral” com Pequim.

O passo seguinte, indica o jornal, seria a adesão argentina à Iniciativa Cinturão e Rota.

GUERRA DE AUDIÊNCIA

Na manchete do Drudge Report, “Audiência maior para Biden”. A primeira noite da convenção democrata teve 19,7 milhões de telespectadores. A republicana, 17 milhões.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.