Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Brasileiro vira 'oportunidade única' para quatro laboratórios

País alcançou 'platô mortal', diz WSJ; empresas disputam 'milhares de voluntários para testes de vacina', diz NYT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Wall Street Journal, um especial mostrou o “Longo e mortal platô do coronavírus no mundo em desenvolvimento”. Em suma, “do Brasil à Índia, o combate à pandemia se tornou um esforço aparentemente sem fim”.

Especificamente, “o Brasil vê mil pessoas morrerem todos os dias há três meses, sem um final à vista”.

Por outro lado, destacou o New York Times, “Crise do coronavírus tornou o Brasil um laboratório ideal para vacinas”.

Mais até, “à medida que o número de casos do país disparava, pesquisadores de vacinas viram uma oportunidade única”. Lista, pela ordem, o laboratório chinês Sinovac, o anglo-sueco AstraZeneca, “em parceira com Oxford”, o americano Pfizer e, indiretamente, o estatal Instituto Gamaleya, da vacina russa.

Vieram todos em busca dos “milhares de voluntários para testes de vacina”.

O mesmo NYT, com Reuters, noticiou que o Datafolha mostrou que “Quase metade dos brasileiros dizem que Bolsonaro não é culpado pelo número de mortes”.

FACEBOOK & MODI

Jornais como o Times de Londres já projetam a Índia como “o pior ‘hotspot’ de Covid-19 no mundo”, antecipando “uma crise política para o primeiro-ministro Narendra Modi”.

Mas o WSJ publicou extensa reportagem indicando que o Facebook, favorecido por Modi com decisões contra concorrentes, dedica “tratamento favorável” a ele e seu partido, mantendo no ar ataques islamofóbicos. Em pelo menos um caso, teria levado à morte de “dezenas”.

Com a foto acima, de um abraço entre o primeiro-ministro e Mark Zuckerberg, o WSJ chama a atenção para ações pró-Modi e islamofóbicas, algumas públicas, da principal executiva do Facebook no país, Ankhi Das.

TWITTER & TRUMP

Críticos de mídia nos EUA como Emily Bell (Columbia) questionam o Twitter por tratamento preferencial ao governo Trump. “Vocês têm que rotular como mídia estatal também”, tuitou ela, ao linkar um perfil da Voice of America adulando o vice Mike Pence.

Por outro lado, o editor do Global Times, do PC chinês, Hu Xijin, que foi rotulado e vetado nas buscas, tuitou aos seguidores que “parece que o Twitter vai conseguir sufocar a minha conta”.

NOVA GUERRA FRIA

Com fotos que tirou, da virada do ano em Nova York a um fazendeiro em Iowa (acima), o fotógrafo chinês Han Fang, da estatal Xinhua, recorda os três anos no país e sua "expulsão de fato" durante a pandemia, ao lado de outros 60. Pequim expulsou outro tanto.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.