Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Magnata é preso, mas jornal não para em Hong Kong

Apple Daily prepara nova edição e solta comunicado em que afirma: 'Vamos continuar lutando'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi divulgada em Hong Kong a capa de terça (11) do Pingguo Ribao ou Apple Daily, como o diário é conhecido no Ocidente e em seu recém-lançado aplicativo em inglês.

Na foto, a prisão do fundador, o magnata Jimmy Lai Chee-ying (abaixo).

Um executivo do grupo, que também publica um diário de mesmo nome em Taiwan, garantiu que "o jornal estará nas ruas, como sempre". Nota divulgada pela empresa destaca: "Vamos continuar lutando".

Segundo a cobertura do jornal, a prisão "mina a liberdade de imprensa" e "visa retaliar as sanções dos EUA" aos governantes de Hong Kong. Coincide também com a presença de um secretário dos EUA em Taiwan e o envio de caças chineses à ilha.

Outras ações se seguiram, inclusive a prisão da ativista Agnes Chow, levada ao lado de Jimmy Lai à manchete do South China Morning Post, o principal da cidade. O SCMP noticiou a disparada nas ações do grupo do magnata na Bolsa de Hong Kong.

O presidente da associação dos jornalistas da cidade, Chris Yeung Kin-hing, foi ao Pingguo Ribao e qualificou a entrada da polícia na própria Redação como sem precedentes, "chocante e horrível".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.