Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Twitter rotula perfis como estatais, com exceções

Plataforma americana mira Global Times, de Pequim, e RT, de Moscou, e deixa de fora Voice of America, de Washington, além do próprio Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio à crescente guerra fria entre EUA e China, o Twitter anunciou em seu blog que passou a acrescentar etiquetas identificando uma série de perfis como "mídia afiliada ao Estado".

Inicialmente, vai se restringir aos membros do Conselho de Segurança da ONU: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

O rótulo é voltado a "contas de autoridades chave do governo, inclusive ministros do exterior, entidades institucionais, embaixadores, porta-vozes oficiais e líderes diplomáticos chave".

A conta de Donald Trump (@realdonaldtrump), com 84,7 milhões de seguidores, não será afetada. Só aquela oficial (@potus), com 31 milhões, voltada mais a retuítes.

Sobre imprensa, a mudança visa, segundo a plataforma, "contas que pertençam a entidades de mídia afiliadas ao Estado, seus editores-chefes e/ou funcionários seniores". A partir de agora, elas serão vetadas nas páginas iniciais (home), notificações e buscas dos usuários.

Vale para Global Times (acima) e RT, veículos de Pequim e Moscou com maior repercussão, mas não para Voice of America (acima) ou Radio Free Europe, financiados por Washington —como havia adiantado um porta-voz do Twitter ao site Politico.

A britânica BBC fica sem etiqueta, inclusive World Service, de acordo com o blog do Twitter, porque a plataforma avalia ser "organização de mídia financiada pelo Estado com independência editorial". Também o serviço mundial francês, RFI.

Ainda na China, o perfil do financeiro Caixin foi rotulado, e o South China Morning Post, não.

A Central de Ajuda do Twitter já tem um detalhamento, em português.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.