Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

NYT questiona retomada rápida de vacina e cobra transparência

Após dois casos de 'doença neurológica grave' nos testes da AstraZeneca, se houver mais um a vacina 'está acabada'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times reporta que a vacina do laboratório AstraZeneca está “sob fogo” por causa da “recusa da empresa em fornecer detalhes sobre doença neurológica grave em duas mulheres”.

Foram dois casos de mielite transversa, afirma o jornal, entre os 8 mil participantes britânicos dos testes. A doença só afeta, por ano, “um em 236 mil americanos”.

Mais um caso e a vacina “está acabada”, diz especialista. Outro vê “a retomada rápida dos testes” após o segundo caso, em países como Reino Unido e Brasil, como “perturbadora”. Eles seguem suspensos nos Estados Unidos.

VACINA GEOPOLÍTICA

Washington Post e Wall Street Journal chamam a atenção, com extensas reportagens, para os acordos fechados por China e Rússia para distribuir as respectivas vacinas. No título do WP, os dois países “estão à frente na corrida global”, em “desafio geopolítico aos EUA”.

Os jornais americanos enfatizam Oriente Médio e América Latina. A lista vai de Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito a Brasil, Argentina e México. Para as vacinas chinesas, também Indonésia, Paquistão e outros. Para a russa, a Índia.

ORGULHO ALEMÃO

Já o Handelsblatt destaca que o laboratório “Biontech quer produzir a primeira vacina contra coronavírus em todo o mundo”. O jornal financeiro alemão vem dando manchetes para “a grande corrida” em que “o orgulho da pesquisa alemã são Curevac e Biontech”.

O WSJ começou a dar atenção ao crescente investimento de Berlim.

ANTES, WANG YI

Na mesma sexta (18) em que foi ver o secretário americano Mike Pompeo, o chanceler Ernesto Araújo falou com o ministro chinês do exterior, Wang Yi. Da agência Xinhua, por Baijiahao e outros portais chineses:

“Observando que o Brasil atribui grande importância à relação com a China, Araújo disse que o Brasil está pronto para aprofundar a cooperação prática em investimento e economia digital e fortalecer a coordenação em assuntos internacionais e regionais, de modo a impulsionar a parceria estratégica a um novo nível.”

LULA LÁ

O ex-presidente falou à maior rede chinesa, CCTV (acima), que ressaltou a crítica de Lula a Pompeo, dizendo que o americano “não tem direito de apontar o dedo” para a Venezuela. Ecoando por Huanqiu, Sina e outros chineses, descreveu a “provocação” feita em Roraima como “desrespeito ao Brasil e sua soberania”.

Com reprodução por diversos portais, o petista falou também à agência Reuters, que destacou a declaração: “Eu estarei disposto a apoiar qualquer candidato que tenha compromisso com o povo trabalhador contra o Bolsonaro. Não precisa ser do PT”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.