Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Especialista se demitiu do Facebook por live de Bolsonaro

New Yorker relata cobrança por retirada de vídeo 'racista'; plataforma responde citando remoções recentes da família Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A edição desta semana da revista The New Yorker (imagem abaixo) relata como um especialista em segurança digital do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia, se revoltou contra a empresa, por manter no ar um discurso de Jair Bolsonaro que desumanizava indígenas, e acabou se demitindo.

Da reportagem de Andrew Marantz:

"Bolsonaro, o autocrático político brasileiro, no início deste ano, disse: 'O índio mudou. Ele está evoluindo e se tornando, cada vez mais, um ser humano como nós'. O racismo de Bolsonaro não foi exatamente surpresa, mas seus comentários causaram alvoroço mesmo assim. O Facebook não removeu o vídeo, embora suas diretrizes proíbam qualquer insinuação de 'subumanidade'."

"David Thiel ficou chocado ao descobrir que o discurso ainda estava ativo [no Facebook]. Escreveu no Workplace [versão da plataforma só para funcionários]: 'Presumo que iremos remover?'. Sua pergunta foi encaminhada a especialistas, incluindo um em Brasília, que decidiram que o vídeo não violou as diretrizes."

O especialista brasileiro, não nomeado, teria escrito que Bolsonaro "é conhecido por seus discursos politicamente incorretos" e que, "na verdade, ele está se referindo aos indígenas se tornando mais integrados à sociedade (em vez de isolados em suas próprias tribos)".

Thiel não se satisfez, segundo a revista, em parte porque o brasileiro, "que trabalhou para pelo menos um político pró-Bolsonaro, não lhe pareceu fonte objetiva". Recorreu então, sem sucesso, e se demitiu no mês seguinte, março. Thiel, para a New Yorker:

"O Facebook está cada vez mais se alinhando aos ricos e poderosos, permitindo que joguem de acordo com regras diferentes. A virada para a direita tem sido decepcionante e não é algo com que me sinta mais confortável."

*

Procurado para comentar, o Facebook Brasil respondeu:

"Proibimos discurso de ódio e aplicamos nossas regras de conteúdo globalmente, independentemente da posição ou afiliação política de quem publicou. Sabemos que temos mais a fazer, mas estamos progredindo na forma como aplicamos nossas regras, e auditamos nossos processos com frequência para garantir precisão e imparcialidade."

E lembrou ações recentes da plataforma no país, como a remoção de contas falsas ligadas à família Bolsonaro e ao gabinete da Presidência e de post do próprio presidente.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.