Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Gerontocracia de Washington vira um risco para os EUA

'Nosso próprio sistema de governo está envelhecendo', avisou Politico; 'lembra Brezhnev, Andropov e Chernenko?', ironizou acadêmico chinês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Li, da Universidade Fudan, de Xangai, ouvido na primeira reportagem de uma série do Financial Times sobre a eventual nova Guerra Fria, compara os Estados Unidos, não a China, com a União Soviética.

“Lembra Brezhnev, Andropov e Chernenko?”, ironiza ele, apontando os EUA numa “briga existencial entre dois octogenários”, Donald Trump, na verdade com 74 anos, e Joe Biden, 78 em novembro.

Emoldurada no Politico, foto do líder soviético Yuri Andropov, que discursa durante o funeral de Leonid Brezhnev na Praça Vermelha, em Moscou, em 15 de novembro de 1982 - AP

O acadêmico ecoa a mídia americana. Do comediante Chris Rock, no SNL, da NBC: “Biden devia ser o último [nome a se considerar]. Será que os democratas querem ganhar? Ficam colocando gente de 75 anos para concorrer com Trump”. Questionou que os EUA rejeitaram rei, “mas têm duques e duquesas dirigindo o Senado e a Câmara”.

No New York Times, na coluna “Como cobrir um velho doente”, Ben Smith listou que, na linha de sucessão de Trump, estão “Nancy Pelosi, que tem 80, e o presidente pro tempore do Senado, Charles Grassley, 87”. Os vices de Pelosi “têm ambos 80 ou mais”. E Mitch McConnell, o líder da maioria no Senado, 77.

A preocupação não é nova. “Por que pessoas tão idosas comandam a América?”, perguntou a Atlantic em março. Remetia para reportagem de capa do Politico (imagem acima) que lançou o assunto, com o enunciado “Nossos líderes, nosso eleitorado e o nosso próprio sistema sagrado de governo estão envelhecendo. E isso está aparecendo”.

Na manchete, “América, a gerontocracia”.

GUERRA MINERAL

No financeiro Caixin, final da semana passada, “Trump se move para expandir mineração, citando ameaça chinesa”. No Wall Street Journal, depois, “EUA intensificam esforço para conter domínio chinês de minérios para carros elétricos e celulares”.

E no FT, “Empresa britânica ganha suporte dos EUA para projeto de mineração no Brasil”.

ALBERTO & KRISTALINA

Na Argentina, de Ámbito Financiero a Clarín, La Nación e Página/12, a mesma manchete: “Kristalina Georgieva diz que não vem pedir para cortar ainda mais os gastos”. É a diretora-gerente do FMI, que inicia visita para renegociar a dívida.

“Tive muitas conversas com Kristalina e ela vê melhor que ninguém as dificuldades”, disse o presidente Alberto Fernández ao Clarín.

‘QUE PANDEMIA?’

O diário Xin Jing Bao, de Pequim, com a imagem acima, alerta para a volta congestionada da Semana Dourada, o feriado nacional chinês. Também nos trens.

Na manchete do Caixin, "China esquece Covid por uma semana em que meio bilhão vão para a estrada", perto de 80% "das multidões do ano passado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.