Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA acordam para o cerco à liberdade de expressão na Índia

Ações incluem 'sufocar vozes opositoras, bloquear internet e reprimir jornalistas'; talvez até banir o Twitter, como o TikTok

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi preciso um tuíte da cantora Rihanna, com imagem do protesto dos agricultores indianos em Nova Déli, perguntando: “Por que nós não estamos falando disto?”.

New York Times, Atlantic e outros falaram no dia seguinte, concentrando a atenção menos nos agricultores e mais no “temor” de que o primeiro-ministro Narendra Modi esteja adotando um “padrão” antidemocrático —que abrange “sufocar vozes opositoras, bloquear a internet e reprimir jornalistas”.

Destaca o caso da plataforma americana Twitter, que suspendeu contas de dezenas de jornalistas por ordem de Modi e, sob críticas, acabou voltando atrás.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, no New York Times - Reuters

O colunista de mídia do NYT chamou a atenção para o fato “incrivelmente importante” de que o governo indiano agora está ameaçando prender funcionários da plataforma por sete anos, se não suspenderem as contas.

O Twitter poderia “seguir o caminho do TikTok”, ou seja, acabar banido da Índia.

CANCELAMENTOS

Segundo a estatal alemã Deutsche Welle, o presidente da Ucrânia “baniu três emissoras de TV da oposição” pró-russa.

E, segundo a estatal qatari Al Jazeera, o governo britânico, que já havia tirado do ar a estatal iraniana PressTV, tirou agora a estatal chinesa CGTN. “Pouco depois”, o governo chinês fez ameaças à estatal BBC.

AS DEMOCRACIAS DE BIDEN

Ao lançar sua política externa nesta quinta (4), segundo o Wall Street Journal, o presidente americano citou como aliados "Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Coreia do Sul e Austrália", mas não a Índia nem o Brasil.

Foi ao anunciar que pretende "reconstruir a força das alianças democráticas que atrofiaram nos últimos anos de negligência e abusos", de Trump.

BIDEN NA CHINA

O South China Morning Post destacou, do discurso de Biden, que ele “chamou a China de ‘competidor mais sério’ dos EUA”. Também que prometeu “enfrentar diretamente os desafios colocados” por Pequim à “nossa prosperidade, segurança e valores democráticos”.

Mais cedo, o SCMP noticiou que o Departamento de Estado dos EUA, em resposta sobre Taiwan, disse que mantém a política de uma só China.

AMÉRICA PRIMEIRO 2

A Atlantic levou à manchete a "Estratégia de vacina América Primeiro de Biden" (acima), dizendo que ele "reverteu muitas das políticas isolacionistas" de Trump, mas até ampliou a primazia sobre as vacinas, decretada em dezembro.

"Longe de apoiar uma distribuição mais equitativa em todo o mundo, os EUA sob Biden continuam a miná-la", criticou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.