Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Rússia festeja 'xeque-mate' da vacina; Merkel fala com Putin

NYT avalia que 'vai impulsionar ao redor do mundo' a Sputnik V; 'um golpe geopolítico' para o governo russo, segundo o WSJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comprovação da eficácia da Sputnik V foi manchete no russo Argumenty i Fakty. O financeiro Kommersant também destacou no alto, assim como o Komsomolskaia Pravda, este com uma provocação na chamada: “Xeque-mate contra os críticos da vacina russa.”

Nos Estados Unidos, New York Times e Wall Street Journal também levaram à home. Para o primeiro, “vai impulsionar a promoção da vacina pelo governo russo ao redor do mundo”. Para o segundo, é “um golpe geopolítico”.

Em entrevista à rede pública da Alemanha, ARD (acima), concentrada nos obstáculos à entrega de vacinas americanas e britânica à União Europeia, a chanceler Angela Merkel foi perguntada sobre a Sputnik V e disse que a vacina russa era “calorosamente bem-vinda”.

Contou já ter conversado com o presidente russo, Vladimir Putin, e falado que a vacina só precisa da aprovação da agência europeia. Acrescentou que a Sinopharm, usada na Sérvia, também é bem-vinda, dizendo ser o país que “vacina mais rápido” na Europa, com “a vacina chinesa”.

PREOCUPANTES MUTAÇÕES

Chegou a ser manchete no NYT, “Estudo mostra que variante que se espalha no Reino Unido pode se tornar resistente às vacinas”. A variante britânica vem se espalhando também nos EUA.

A BBC de Londres noticiou depois, com alarme crescente, que o “Reino Unido encontra mais casos com ‘preocupantes’ mutações”, em Liverpool, além de Bristol.

BIDEN, MERKEL & PUTIN

O Handelsblatt noticiou que o presidente dos EUA, Joe Biden, em ligação para Merkel, se disse disposto a conversar sobre as sanções americanas ao gasoduto Nord Stream 2 —quase pronto para entregar gás russo à Alemanha. Mas antes “os alemães devem colocar uma solução na mesa”, diz funcionário dos EUA.

“O governo alemão até agora não quis oferecer nenhuma concessão”, segundo o jornal alemão.

BIDEN, MODI & PUTIN

O japonês Nikkei publicou que “Índia e Rússia avançam com negócio de mísseis num golpe para Biden”, detalhando que o primeiro-ministro Narendra Modi “vai despachar cem militares à Rússia para treinar com o sistema antiaéreo S-400”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.