Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

'Encurralado' pela pandemia, Bolsonaro cede, aponta cobertura externa

Com o país 'em queda livre' em casos e mortes, 'raiva' crescente forçou reforma 'profunda' do presidente, 'significativamente mais fraco'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reforma ministerial no Brasil vem sendo relacionada na cobertura externa, unanimimente, ao colapso no combate à pandemia.

Os jornais econômicos The Wall Street Journal e Financial Times destacaram nas chamadas, respectivamente, que as mudanças vieram "conforme cresce a raiva com o número de mortos" ou "conforme cresce a pressão por causa da Covid", sobretudo do Congresso.

Da "profunda" mudança, o WSJ sublinha a saída do chanceler Ernesto Araújo, que via a pandemia "como parte de uma conspiração comunista global" e é acusado pelos atrasos nas vacinas e nos insumos da China.

O FT ouviu do ex-chanceler Celso Amorim que "é difícil falar o quanto a política externa pode ter contribuído para as mortes, mas sabemos que não ajudou em nada em relação à obtenção de vacinas" e insumos.

A troca nas Forças Armadas foi ressaltada no francês Le Monde (acima) e na alemã Der Spiegel, entre outros, com o primeiro levando ao enunciado que Bolsonaro irritou as cúpulas militares.

"Entre os generais e o capitão, a guerra parece declarada", descreveu o correspondente Bruno Meyerfeld, como ressaltou a Rádio França Internacional (RFI) em seu relato da imprensa europeia.

Mas também o Le Monde, na home desta terça (30), dá prioridade à crise da Covid, com reportagem sobre São Paulo, que poderia "não se recuperar". Na mesma direção, o argentino Clarín dá mais atenção à própria pandemia e ao avanço da variante brasileira no país.

Tanto Clarín, mais à direita, como Página/12, à esquerda, descrevem Bolsonaro como "encurralado", em seus enunciados sobre a reforma ministerial. Na descrição do correspondente da rede pública de rádio (NPR) dos EUA, Philip Reeves:

"Ele está significativamente mais fraco. Sua popularidade está caindo. Seu arquirrival, o ex-presidente Lula, está de volta, com suas condenações anuladas. Bolsonaro está numa situação difícil."

Na AS/COA, o vice-presidente da organização, jornalista Brian Winter, escreve que "Um inseguro Bolsonaro se prepara para o seu 6 de Janeiro", referência à invasão do Capitólio, em Washington. "Sitiado pela Covid, tenta se proteger" reunindo mais "homens armados".

Até a manhã desta terça, o New York Times não havia noticiado a reforma ministerial, mas não deixou de ressaltar, na noite de segunda, o "Brasil em queda livre", com "mais casos novos e mortes que qualquer outro país".

Na mesma linha, a rede americana ABC produziu reportagem sobre o colapso dos hospitais. E o correspondente do alemão Die Zeit destacou a "Nova máscara de Bolsonaro" (acima), tentanto aparentar preocupação com a pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.