Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

NYT diz que Brasil é 'alerta para o mundo'

Professor da USP questiona jornal por superestimar variante e sugerir que 'vacina feita na China' seria menos efetiva contra ela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No New York Times, com a imagem abaixo, "Crise da Covid no Brasil é um alerta para o mundo inteiro, dizem cientistas". Também em destaque, "comunidades podem perder terreno conforme variante mais contagiosa se espalha". Abrindo o texto:

"A Covid-19 já deixou um rastro de morte e desespero no Brasil, um dos piores do mundo. Agora, um ano após o início da pandemia, o país está estabelecendo outro recorde doloroso. Nenhuma outra nação que experimentou um surto tão grande ainda está lutando contra o número recorde de mortes."

O material vem no rastro de reportagens publicadas noutros veículos dos EUA, como Washington Post, Wall Street Journal e CNN.

Mas entra em controvérsia ao afirmar que "estudos preliminares sugerem que a variante [brasileira P1] parece ser capaz de infectar algumas pessoas que já se recuperaram de outras versões do vírus".

Mais até, um deles "sugere que a Coronavac, feita na China, é menos efetiva contra a P1 do que contra outras variantes".

'INTERESSE'

Via mídia social,, o professor da USP Paulo Lotufo questionou o NYT, dizendo que "a narrativa oficial de que a variante P1 seria a causa do aumento dos casos, além de não ter base empírica, serve como desculpa da inação do governo federal", que estimulou o fim do isolamento.

E defende a Coronavac: "Estudo 'preprint' com oito casos, mas 54 autores, alguns com conflito de interesse declarado, ganha destaque e manchetes cuja consequência será desacreditar a única vacina que temos. Difícil continuar o dia". Sobre o conflito, destacou "trabalhos com a Moderna".

Duas semanas antes, o South China Morning Post ouviu o Instituto Butantan e publicou que já haviam sido feitos testes da vacina com as variantes sul-africana e britânica, "com bons resultados".

CAÇA

Mas o temor da variante P1 agora se espalha pelos EUA, com relatos de novos casos da Flórida ao Oregon, também em tom alarmista, do Miami Herald ao tabloide New York Post.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.