Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Variante britânica, não brasileira, ameaça 'nova onda' nos EUA

NYT destaca que 'casos voltam a subir' no país e responsabiliza a cepa B.117, 'assustadora'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos Estados Unidos, no final de domingo, a manchete do Drudge Report ainda era o “Pesadelo brasileiro”, um “Risco para o mundo”, linkando Associated Press e uma ampla reportagem do Wall Street Journal, enfatizando a cepa brasileira, P1.

Outros foram pela mesma linha no fim de semana, com o New York Times chegando a dar manchete online na tarde de sábado para os “hospitais sobrecarregados” devido, antes de mais nada, a “uma variante contagiosa”, a P1.

Banhistas deixam a praia no início da noite de sábado, 27 de março de 2021, em Miami, na Flórida - REUTERS

Mas o mesmo NYT levou ao alto da home, no domingo, que os “Casos voltam a subir nos EUA”. Responsabilizou, antes de mais nada, “a variante que atingiu o Reino Unido, chamada B.117”, a mesma que “levou a uma nova onda de casos na Europa”.

Devido à agressividade da cepa britânica, que se tornou “dominante”, a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou dias atrás que a Europa enfrenta agora “basicamente uma nova pandemia”.

O NYT publicou que “cientistas alertam que ela pode levar a uma nova onda nos EUA” e cita, de um epidemiologista de Harvard, que “a B.117 é assustadora”.

O jornal destaca a Flórida, onde “a variante mais contagiosa identificada no Reino Unido está crescendo exponencialmente”, mas Nova York também enfrenta alta, como ressaltou o Financial Times no início da noite.

RELAXAMENTO PREMATURO

O salto inesperado nos casos já havia sido informado pelo governo americano na sexta, mas foi uma entrevista à CBS no domingo, de Anthony Fauci, principal assessor médico da Casa Branca, que disparou o alarme. Ele afirmou que é “prematuro” derrubar as restrições, como vários estados começaram a fazer.

‘UMA HISTÓRIA DE ESCRAVIDÃO - E ESPAÇO’

No Washington Post, o correspondente Terrence McCoy foi a Alcântara, no Maranhão, e produziu extensa reportagem multimídia com o título acima. Em suma, como legendado nas fotos:

“Os Estados Unidos querem lançar foguetes no Brasil. Isso pode significar a expulsão de vários milhares de descendentes de escravos."

SANTUÁRIOS AMAZÔNICOS

Em reportagem bancada pela Iniciativa Norueguesa Internacional para o Clima e Florestas, o NYT relatou no domingo a história do piloto Antônio Sena, que caiu com seu pequeno avião na Amazônia e passou 36 dias na floresta, até ser resgatado.

“Uma história que parou os brasileiros”, publica o jornal, “e que chamou a atenção para a indústria de mineração ilegal no Brasil, que floresceu em territórios indígenas e noutras partes da Amazônia que deveriam ser santuários”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.