Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Dilma vê Brasil 'à deriva em oceano de fome e doença', no Guardian

Em entrevista, ex-presidente acusa decisões 'genocidas' de Bolsonaro; na Der Spiegel, ex-ministro Cardozo denuncia 'barbárie'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sob o título "Resposta ‘genocida’ de Bolsonaro à Covid levou à catástrofe brasileira, diz Dilma Rousseff" (abaixo), com chamadas no alto das várias versões de sua home, o britânico The Guardian traz neste sábado uma extensa entrevista com a ex-presidente.

O jornal, que agora descreve seu impeachment como "polêmico", destaca seguidas vezes uma frase de Dilma: "Nós estamos à deriva num oceano de fome e doença... É de fato uma situação totalmente extrema o que estamos testemunhando no Brasil".

Outro trecho: "Estamos vendo 4.200 mortes por dia e tudo sugere que, se nada mudar, chegaremos a 5.000. No entanto, está em andamento uma normalização absolutamente repulsiva dessa realidade".

Segundo a ex-presidente, "parte do nível de mortes se deve fundamentalmente a decisões políticas incorretas, que ainda estão sendo tomadas" por Bolsonaro.

BARBÁRIE

Em entrevista à alemã Der Spiegel, o ex-ministro da Justiça de Dilma, José Eduardo Cardozo, vai pela mesma linha, chamando a atenção da comunidade internacional para a "ameaça ao mundo" representada por Bolsonaro, "Está acontecendo uma barbárie aqui", diz.

Em podcast, a revista explica "por que o Brasil é o país mais perigoso do mundo", hoje.

INFERNO EM FÚRIA

Neste fim de semana, repercute por agências como Reuters e sites de Washington como Axios a reação do presidente brasileiro à CPI e o alerta da Organização Mundial da Saúde para a gravidade do quadro no Brasil. Diz Bruce Aylward, assessor sênior da OMS (vídeo abaixo):

"O mais importante a fazer agora são as etapas comprovadas, que sabemos que irão desacelerar esse vírus. O que você está lidando aqui é com um inferno em fúria de uma epidemia."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.