Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Fim de semana reduz tensão China-EUA, antes de cúpula

Em comunicado, Japão e EUA enfatizam 'paz' em Taiwan; em comunicado, China e EUA prometem 'trabalho conjunto' no clima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Global Times, tabloide do PC chinês, chegou a dar manchete no sábado atacando o encontro Japão-EUA, com o destaque de que o primeiro estava “agindo como vassalo” ao aceitar as pressões americanas para mencionar Taiwan. Mas não era bem assim.

Na manchete do financeiro Nikkei, o Japão “enfatizou ‘paz’ para Taiwan, em consideração à China”. O maior jornal japonês, Yomiuri Shimbun, foi mais específico: Tóquio resistiu à “guerra de nervos” em Washington, que queria “expressões mais fortes”, e incluiu a defesa de solução “pacífica”.

Mais até: “Tóquio relatou a Pequim com antecedência a declaração conjunta, segundo fonte do governo japonês”.

Tela com imagem da Fox News mostra o primeiro-ministro Yoshihide Suga e o presidente Joe Biden durante entrevista coletiva em 16 de abril de 2021, na Casa Branca, em Washington (EUA) - Xinhua/Liu Jie

Ato contínuo, o Global Times sumiu com a expressão “vassalo” do primeiro parágrafo. E passou a dar manchete para a esperança de aproximação com os próprios EUA, após o “compromisso de trabalhar juntos” no clima, feito na declaração final da visita do enviado John Kerry a Xangai.

New York Times, Financial Times e o financeiro chinês Caixin também ressaltaram a perspectiva de EUA e China “trabalharem juntos” após alcançar “pontos de consenso”. Ficou faltando a confirmação de que Xi Jinping estará na cúpula de Joe Biden.

DIPLOMACIA DA PFIZER

Segundo a TV japonesa e o Asahi Shimbun, no final das conversas com Biden, o primeiro-ministro do Japão ligou para o presidente da americana Pfizer, Albert Bourla, que concordou em adiantar a vacina.

Também o presidente da Ucrânia ligou recentemente para Bourla e conseguiu 10 milhões de doses, que já começam a chegar, segundo a TV ucraniana e o russo Argumenty i Fakty.

ASTRAZENECA POR IMIGRANTES

No Wall Street Journal, “México intensifica detenções e deportações de imigrantes” guatemaltecos e outros, que vêm causando “estrago no governo Biden”.

As detenções cresceram 32%, e as deportações, 61%, depois que “o governo Biden afirmou que enviará 2,5 milhões de vacinas ao México, que tem buscado suprimentos no mundo todo para sua campanha de vacinação”.

CORONAVAC OK

Na contramão do noticiário americano crítico às vacinas chinesas, o NYT destacou no domingo: “Estudo do governo chileno levanta que Coronavac oferece ampla proteção contra Covid-19”.

DE CHIANG KAI-SHEK PARA XI JINPING

Com foto da estátua paraguaia de Chiang Kai-shek, ex-líder chinês e taiwanês, o NYT voltou a alertar que o país poderá estabelecer relações com a China no lugar de Taiwan, em troca de vacina.

Destaca que, "gastando generosamente, Taiwan construiu milhares de casas, concedeu centenas de bolsas e ajudou a financiar até o prédio do Congresso" do Paraguai.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.