Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Guerra da vacina se estende para chinesas (e americanas)

Jornais dos dois países disputam narrativa sobre Sinovac; Drudge leva problemas de Pfizer e J&J à manchete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No rastro dos coágulos da britânica AstraZeneca, o questionamento das vacinas contra a Covid-19 avançou para chinesas como a Sinovac e americanas como a Pfizer.

No sábado, South China Morning Post e Global Times/Huanqiu publicaram, respectivamente, que a "China considera misturar vacinas para oferecer mais proteção" e "tenta ajustar intervalo, dosagem e número de injeções para aumentar eficácia".

No dia seguinte, New York Times e Washington Post publicaram nas páginas iniciais, respectivamente, que "Oficial chinês reconhece baixa eficácia das vacinas" e "Eficácia das vacinas chinesas não é alta e precisa ser melhorada, diz alto funcionário de saúde".

Final de domingo, Gao Fu, o alto funcionário, falou ao GT/Huanqiu (acima, a edição chinesa publica a "Exclusiva") para o destaque de que ele "refuta a interpretação de baixa proteção das vacinas e diz que isso confunde a visão científica que propõe para melhorar a eficácia".

Por outro lado, na manchete do Drudge Report ao longo do domingo, "Pfizer não consegue parar a variante sul-africana".

O portal linkou reportagem do Times of Israel, sobre um estudo mostrando que a cepa conseguiu "atravessar" a vacina. Foi destaque também do israelense Haaretz.

J&J TAMBÉM

Drudge, que se firmou desde o assédio sexual de Bill Clinton com notícias que os governos democratas tentam ocultar, havia aberto o fim de semana com uma outra manchete negativa de vacina americana.

Destacava que, no estado do Colorado, "reações adversas" ao imunizante da Johnson & Johnson levaram ao fechamento do centro de vacinação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.