Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Le Monde expõe 'a sombra dos Estados Unidos' sobre Moro e a Lava Jato

Jornal francês reporta 'Como a investigação que derrubou Lula desmoronou', tornando-se 'o maior escândalo jurídico' do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A edição de fim de semana do principal jornal da França, Le Monde, dedica três páginas e leva ao alto da home page (abaixo) uma extensa reportagem sobre a Operação Lava Jato, assinada por Gaspard Estrada e Nicolas Bourcier. No resumo do jornal:

"Um juiz considerado 'parcial', métodos por vezes ilegais e a sombra dos Estados Unidos: a maior operação anticorrupção da história do Brasil tornou-se seu maior escândalo jurídico. Meses de investigação foram necessários para configurar o reverso dessa cena."

O texto pode ser lido também em inglês, com acesso gratuito.

O jornal se concentra na participação americana, citando autoridades dos próprios departamentos de Justiça e de Estado e enfatizando o interesse da Casa Branca na proteção de suas empresas.

Conclui que, "para os EUA, trata-se de reduzir a influência geopolítica do Brasil na América Latina, mas também na África".

O texto usa como ponto de partida as revelações de Glenn Greenwald no site The Intercept. O material repercute desde sábado (10) no Brasil, em sites como Consultor Jurídico e por mídia social.

Abaixo, as três páginas na edição impressa de domingo/segunda, publicada sob o título "Justiça - A armadilha brasileira":

Estrada, que é da Sciences Po, já havia escrito no New York Times.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.