Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Alemanha se fecha ao Reino Unido para conter avanço da variante indiana

Boris Johnson tentou esconder 'disseminação nas escolas inglesas', noticia Observer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abrindo o final de semana, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Handelsblatt e outros alemães destacaram que o Reino Unido agora é "área de variante de vírus", com a entrada de britânicos na Alemanha sendo "severamente restrita".

Surgiu também no alto do New York Times, "Alemanha veta maioria dos que viajam do Reino Unido". O problema é "a variante que foi descoberta primeiro na Índia", onde ela seria responsável pela "devastadora segunda onda".

E o britânico The Observer revelou que o governo do país "tentou bloquear dados sobre a disseminação da variante nas escolas inglesas". Com a imagem abaixo, de cartaz em escola, o jornal reportou que, pelos documentos, o primeiro-ministro "se envolveu diretamente na decisão de não divulgar".

Após a decisão alemã de restringir a entrada, o governo britânico soltou relatório dizendo que a vacina mais usada no país, da britânica AstraZeneca, "funciona bem contra a variante encontrada na Índia", na chamada do britânico Financial Times.

O FT, pouco antes, já havia manchetado entrevista com o presidente da AstraZeneca, adiantando parte do relatório e criticando a União Europeia por não querer mais comprar a vacina da empresa. "Tem muito país ao redor do mundo que quer", falou.

Ele também confirmou, como denunciava a UE, que "o governo britânico teve prioridade no fornecimento, como parte do acordo com a Oxford, antes que a AstraZeneca entrasse como parceira".

NO LIMBO

Segundo o Nikkei, o governo do Japão “pausou” a produção da vacina da AstraZeneca no país no momento em que iria começar, após aprovação emergencial, e ela agora está num “limbo regulatório”. Em suma, “o destino de 120 milhões de doses da vacina permanece no ar”.

Nos EUA, até hoje, o imunizante não recebeu aprovação.

REBANHO LÁ

O britânico Sunday Times destacou que Dominic Cummings, que era o principal assessor do primeiro-ministro Boris Johnson, acusa o governo de ter adotado uma "política secreta de imunidade de rebanho" contra a Covid até a "véspera do primeiro lockdown".

E só abandonou quando foi avisado que levaria a "centenas de milhares sufocando até a morte" nos hospitais.

‘NOVA SOLIDARIEDADE’

O NYT manchetou no site e abriu quatro fotos na capa de domingo para "A miséria da vida sob ocupação israelense", com as "indignidades diárias contra palestinos".

Já o Wall Street Journal destacou na home, ao longo do domingo, três jovens palestinas durante protesto em Jerusalém e a solidariedade dos "palestinos antes dispersados".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.