Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus Ásia

Avanço da Covid na Ásia ameaça Jogos no Japão e dispara vacinas na China

83% dos japoneses são contra Jogos, diz Asahi Shimbun; China vacinou 14 milhões num único dia, diz Caixin

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A principal associação médica de Tóquio pediu o cancelamento dos Jogos Olímpicos, como noticiaram jornais japoneses e agências. E governadores da região ameaçam não abrir leitos hospitalares aos atletas, priorizando os habitantes.

O Asahi Shimbun destacou que pesquisa no final da semana mostra que "83% dos japoneses são contra realizar Jogos neste verão". Cresceram os que desejam tanto cancelar (43%) como adiar (40%). Apenas 14% querem o evento a partir de 23 de julho.

Na legenda do Nikkei, 'pilotos da China Airlines que levaram voo de carga aos EUA foram primeiros casos' na nova onda em Taiwan - Reuters

Desde a "catástrofe" na Índia, a pandemia avança pela Ásia, com a atenção agora se voltando para Taiwan, em veículos do Nikkei ao Financial Times.

No título do texto mais lido no primeiro, "Salto do coronavírus em Taiwan: O que deu errado?". Responde que, antes de mais nada, foi o relaxamento da quarentena para as tripulações da maior companhia aérea taiwanesa, a estatal China Airlines (imagem acima).

Segundo o financeiro chinês Caixin, em podcast, o avanço da Covid no entorno, sobretudo Taiwan, disparou a vacinação na China, que atingiu 14 milhões num único dia, no domingo —e pode chegar nesta semana a meio bilhão de doses administradas:

"Como é que as coisas se aceleraram tanto? A virada de jogo foi com o noticiário de lugares antes considerados seguros. Taiwan e Singapura anunciaram ambos a volta de medidas de controle. Toda essa cobertura criou um senso de urgência nas pessoas."

BRASIL MATANDO CRIANÇAS

Na home do New York Times, ao lado do noticiário sobre a Índia, "Por que a Covid está matando tantas crianças no Brasil?". Responde que "especialistas acreditam que o sistema hospitalar sobrecarregado e o acesso desigual aos cuidados de saúde estão entre os motivos".

MÉXICO AMONTOA VACINAS

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, anunciou que o país já chega a 30 milhões de vacinas, obtidas junto a diferentes países, entre eles China, Rússia e EUA.

E na semana que vem começa no México, como noticiaram South China Morning Post e outros, citando Ebrard, a fase 3 dos testes com a vacina de mRNA chinesa, da farmacêutica Walvax. É similar àquela da Pfizer/Biontech.

EUA DESISTEM DE BARRAR NORD STREAM 2

O site americano Axios noticiou como "furo" (acima) e ecoou de imediato em alemães como Frankfurter Allgemeine Zeitung que os EUA não vão mais aplicar sanções à empresa do gasoduto Nord Stream 2. Quase pronto, levará gás da Rússia de Vladimir Putin direto para a Alemanha de Angela Merkel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.