Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Biden começa a rever relação com Venezuela, diz AP

Países dão primeiros passos para aproximação, adotando medidas reclamadas por ambos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em sequência de reportagens de Joshua Goodman, seu correspondente para América Latina baseado na Flórida, a agência Associated Press reportou ao longo da última semana os sinais crescentes de distensão entre Washington e Caracas.

Num dos títulos, em suma, "EUA reveem sua política em relação à Venezuela" (abaixo).

Entre outras ações, a Venezuela passou seis executivos de petróleo dos EUA para prisão domiciliar, após gestões feitas pelo ex-governador democrata Bill Richardson e pelo Vaticano, e permitiu uma representação do programa de alimentação da ONU no país, como vinha pedindo Washington.

E os EUA divulgaram relatório governamental reconhecendo que a ajuda levada à fronteira com a Venezuela em 2019 visava "em parte a busca de mudança do regime".

Também veio a público que uma procuradora que deixou a Venezuela em 2017, com ataques ao governo, acaba de ser "implicada em suborno" num julgamento nos EUA.

'BEIJO DA MORTE'

Por outro lado, um colunista do Miami Herald já abre fogo contra quaisquer "gestos amigáveis" que Biden queira adotar em direção a Cuba, falando que seria supostamente "suicídio político na Flórida", "um beijo da morte para o partido do presidente na Flórida" etc.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.