Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

'Rapaz, essas coisas mudam rápido', ironiza Tucker Carlson

'Me desculpe, pessoal, mas agora o vazamento de laboratório [chinês, como origem do vírus] é ortodoxia liberal', avisa Matthew Yglesias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começou há dois meses, com o jornal The Australian publicando que pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan teriam sido "hospitalizados com sintomas consistentes com Covid em novembro de 2019". Mas passou despercebido.

Nesta semana, culminando uma sequência de textos menores na imprensa americana, o Wall Street Journal republicou a notícia como "exclusiva", tirada de um "relatório de inteligência dos EUA", com informação "fornecida por parceiro internacional".

Destacou que ela "pode dar peso às demandas por investigação sobre se o vírus pode ter escapado do laboratório".

À noite, o apresentador conservador Tucker Carlson, da Fox News, mal continha o riso. "Rapaz, essas coisas mudam rápido. Agora parece que o vírus veio do laboratório na China. Quase um ano e meio, esse é o novo consenso na mídia."

O sarcasmo era pela coincidência da mudança com a passagem do governo Donald Trump, que era criticado ao falar a mesma coisa, para o governo Joe Biden. O ex-presidente comentou, em seu site (acima).

Carlson reclamou que faltava ainda uma "investigação ampla pelo governo dos EUA". E foi o que Biden anunciou em seguida, saltando à manchete online do New York Times.

O liberal Matthew Yglesias, da plataforma Substack, reagiu como Carlson à transformação do jornal, avisando aos leitores: "Me desculpe, pessoal, mas agora o vazamento de laboratório é ortodoxia liberal".

Mais um pouco e, via agências, "Facebook retira proibição de posts que digam que Covid veio de laboratório chinês".

CENTENAS DE GRÁVIDAS E BEBÊS

Na home do WSJ, com foto, "Covid-19 está matando centenas de grávidas e bebês no Brasil". Logo abaixo, "médicos estão enfrentando decisões penosas sobre quando fazer o parto prematuro".

O 5G É NOSSO

Com a chamada "Os EUA estão de volta ao jogo 5G" e a ilustração acima, o WSJ publicou que a "campanha para aleijar a Huawei" atinge também as europeias Ericsson e Nokia e está fazendo renascer as americanas, quase extintas. Destaca a JMA Wireless, de Syracuse, interior do estado de Nova York.

NO PORTO DE XANGAI, COM 5G, SÓ ROBÔS

De South China Morning Post (com a imagem acima, da Reuters) a China Daily e Global Times, a imprensa chinesa em inglês vem destacando o porto de Xangai e suas "operações totalmente automatizadas". O terminal se prepara agora para equipar os guindastes e outros robôs gigantes, controlados pela cobertura 5G, com baterias de hidrogênio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.