Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Bilionários quase não pagam imposto nos EUA, mas a questão é quem vazou

Segundo ProPublica, vários 'não pagaram imposto nenhum, por anos: George Soros, Jeff Bezos, Elon Musk, Michael Bloomberg'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A reportagem mais importante que a ProPublica já fez", descreveu Richard Tofel, o presidente da organização, "redação independente" criada há 14 anos e que já recebeu cinco prêmios Pulitzer.

Com a ilustração abaixo, relatórios "vastos" da Receita americana, de 2014 a 2018, "mostram que bilionários como Jeff Bezos, Elon Musk e Warren Buffett pagam pouco imposto por sua imensa riqueza".

Vários "não pagaram imposto nenhum, por anos —George Soros três vezes, Bezos e Carl Icahn, duas, Musk e Michael Bloomberg, uma. Num ano, Bezos chegou a reivindicar um crédito infantil de US$ 4.000".

A ProPublica repercutiu em chamadas como "Americanos mais ricos pagaram pouco ou nada em imposto de renda", no New York Times, e "Bezos, Buffett & Cia. quase não pagaram imposto de renda", no alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Foi diferente no Financial Times e sobretudo no Wall Street Journal. "EUA investigam vazamento mostrando que bilionários pagam pouco imposto", manchetou o primeiro.

No WSJ, "IRS [a Receita] investiga liberação de informações fiscais de americanos ricos". Sem dizer do que se trata, destacou, do diretor do IRS, que era "informação confidencial, e há penalidades criminais para funcionário que divulgue".

Também questionou o valor da reportagem, afirmando ser "uma característica controversa, mas bem conhecida, do sistema tributário de renda nos EUA —que as pessoas podem acumular uma riqueza significativa à medida que suas empresas crescem, mas relatar relativamente pouca receita se não venderem ações ou receberem dividendos".

A lista dos "25 mais ricos" da ProPublica inclui Rupert Murdoch, o proprietário do WSJ.

NYT APELA AO CONGRESSO

Em reação ao "processo secreto" do governo Joe Biden para descobrir fontes de suas reportagens, o NYT voltou a buscar aliados, agora em editorial: "É imperativo que o Congresso aprove legislação que proteja os repórteres de revelar suas fontes".

KAMALA HARRIS PÕE FOGO

Em turnê pela América Latina, a vice de Biden ameaçou imigrantes ("Não venham") e agora é questionada até pela rede NBC, cara a cara. E ouviu a resposta mais dura da congressista Alexandria Ocasio-Cortez, lembrando:

"Os EUA passaram décadas contribuindo para mudanças de regime e desestabilização na América Latina. Nós não podemos ajudar a colocar fogo na casa de alguém e depois culpá-lo por fugir."

Por outro lado, o líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini, passou a defendê-la das críticas "da esquerda'.

ESCÂNDALO EVANGÉLICO

A nova edição da revista The New Yorker aborda longamente "O assassinato que escandaliza a igreja evangélica do Brasil", ouvindo a deputada Flordelis e a ministra Damares, entre outros, para retratar "um movimento que está remodelando o Brasil, ao fundir política, religião e entretenimento".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.