Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Com Sinovac aprovada, China reivindica 'papel de liderança'

'Enquanto EUA fazem promessas', vacinas 'são o símbolo da China na linha de frente', diz Global Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em "breaking news", no alto do Wall Street Journal, "Sinovac é endossada pela Organização Mundial de Saúde, numa tentativa de levar vacinas ao mundo em desenvolvimento".

Também no New York Times, com vídeo (reprodução abaixo), "há uma necessidade extrema de vacinas em regiões como Índia, Sudeste Asiático e América do Sul" e a Coronavac agora "poderá ser incluída na Covax", programa que vinha patinando.

Foi destaque também no Caixin, no South China Morning Post e no Global Times —cujo editor-chefe, Hu Xijin, escreveu em mídia social, sobre Sinovac e Sinopharm, também aprovada:

"Essas duas vacinas são as mais aplicadas no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento. São o símbolo da China na linha de frente da luta global contra a epidemia."

O tabloide nacionalista ligado ao PC abriu seu texto enfatizando que, "Enquanto os Estados Unidos ficam fazendo promessas, sem movimentos reais, a China está assumindo o papel de liderança no apoio à luta global contra a pandemia".

19,2 MILHÕES DE DOSES POR DIA

Os mesmos três jornais chineses vêm noticiando o avanço de variantes do coronavírus, sobretudo a indiana, no Sul da própria China, já com áreas em "lockdown" em Guangzhou.

Com a urgência na Ásia, segundo os dados compilados pela Universidade de Oxford, a vacinação na China estaria em quase 20 milhões de doses aplicadas diariamente.

BRICS, O RETORNO

Indianos como Dainik Jagran, o maior do país, com a imagem acima, e Economic Times destacaram a reunião virtual de chanceleres do grupo Brics em que os cinco países, inclusive o Brasil, apoiaram o plano de Índia e África do Sul de suspender a patente de vacinas contra Covid.

Rússia e China também teriam apoiado a reivindicação de Brasil e Índia, de reforma do Conselho de Segurança da ONU.

UE COBRA ESPIONAGEM DOS EUA, ÀS VÉSPERAS DO G7

Ainda não se encontra a notícia nos principais jornais americanos, mas títulos europeus seguem cobrando os EUA sobre o escândalo da espionagem de líderes da União Europeia, através de acordo oculto com a Dinamarca.

"Macron e Merkel querem 'toda a clareza' sobre espionagem da NSA", chegou a manchetar o francês Le Monde. Na mídia americana, uma exceção é a Bloomberg, "Macron exige saber se EUA ainda estão espionando os líderes da UE"

A cúpula do G7 é no próximo dia 11.

A INFLAÇÃO VEIO PARA FICAR?

A alta generalizada nos preços foi manchete ao longo da terça por WSJ, Financial Times e o financeiro alemão Handelsblatt.

O WSJ ressaltou ainda "Como saber quando inflação chegou para ficar", e o FT, "Uma nova era econômica: a inflação voltou para ficar?".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.