Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Entre fotos do Brasil 'terrível', cobertura externa aponta 'culpado'

NYT dedica duas páginas às mortes e critica Jair Bolsonaro; artigo no WP estende responsabilidade aos generais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em página dupla (abaixo), o New York Times publica nesta terça (29) a reportagem fotográfica que havia destacado online dias atrás, agora com o título "No Brasil, um preço mais terrível a cada dia".

Acompanhando as fotos de Mauricio Lima, o texto se concentra na critica à atuação de Jair Bolsonaro. Na versão impressa, enfatiza que "O país está no rastro dos EUA em mortes por Covid. E os casos ainda estão subindo muito", podendo passar.

O tom é o mesmo em europeus como Süddeutsche Zeitung, com foto de cemitério, o título "Mentiras, enganações e muitas mortes" e a pergunta: "Quem é o culpado?".

GENERAIS TAMBÉM

Já o Washington Post publica artigo do jornalista e escritor Mac Margolis, "O que mantém Bolsonaro? Pergunte aos generais":

"Bolsonaro tocou os generais como uma corneta. Enquanto se atrapalhava com a pandemia, continuou adicionando dragonas a seu círculo íntimo. Falava de 'minhas Forças Armadas' e ordenava aos ministros militares que se opusessem às medidas de distanciamento e às máscaras. O ex-ministro Eduardo Pazuello, general da ativa, viu as mortes subirem de 15 mil para 283 mil em seus quase 11 meses. As loucuras de Pazuello —empurrar hidroxicoloroquina e outras curas charlatanescas, atrasar o envio de oxigênio para pacientes que sufocavam— viraram uma atração da CPI televisionada."

Margolis propõe então, diante da queda na estima dos militares:

"Os brasileiros têm a oportunidade de repensar as Forças Armadas, eliminar seu papel desfigurante como damas de companhia da ordem democrática. Soldados pertencem ao quartel, não ao palácio. Esse é um problema que o impeachment não pode resolver."

EXPECTATIVA DE VIDA

Ao fundo, ainda nesta terça, a revista cientifíca Nature publica o estudo "Redução na expectativa de vida no Brasil depois da Covid-19", em que Marcia C. Castro e outros cinco autores escrevem:

"Estimamos um declínio da expectativa de vida ao nascer, em 2020, de 1,3 ano, colocando o Brasil de volta aos níveis de 2012. O declínio foi maior para os homens, ampliando em 9,1%."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.