Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA derrubam 'dezenas' de sites do Irã ao Reino Unido, por 'desinformação'

PressTV, Masirah TV e Luala TV estão entre os atingidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Da Fox News, primeira a confirmar nos EUA: "Autoridades de segurança apreenderam três dezenas de sites baseados no Irã, citando preocupações com a disseminação de desinformação, disse uma autoridade de segurança nacional à Fox News".

Minutos depois, a CNN afirmou que "o governo apreendeu dezenas de domínios americanos conectados ao Irã, vinculados ao que diz serem esforços de desinformação". Também a Associated Press.

A Reuters já vinha noticiando a partir das imagens que surgiram, não só nos EUA, mas pelo mundo, no lugar dos sites de PressTV (abaixo), canal internacional de notícias ligado ao governo iraniano; Masirah TV, dos houthis do Iêmen; e Lualua TV, "um canal independente do Bahrein em língua árabe que transmite do Reino Unido".

Os sites foram ocupados pela mensagem de que "o domínio foi confiscado pelo governo dos EUA de acordo com mandado de apreensão", em ação dos departamentos de Justiça e Comércio.

Via mídia social, é citado um site palestino. Vários dos veículos atingidos seguiram com sua cobertura via Telegram e outras.

Também já aparecem as primeiras reações, na própria cobertura de mídia dos EUA, com um editor do TechDirt, por exemplo, alertando que "apreender o site de uma organização de mídia levanta muitas, muitas perguntas, mesmo uma dirigida por um governo hostil".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.