Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu América Latina

Crescem pressões por intervenção no 'quintal da América'

Políticos e até militares dos EUA cobram presença na América Latina 'negligenciada', onde 'China e Rússia ganharam influência'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Washington Post revelou que ex-militares da Colômbia envolvidos no assassinato do presidente do Haiti haviam sido treinados pelos EUA. O Miami Herald destacou que o governo da Colômbia confirma que eles foram ao Haiti sabendo ser "missão para matar". E o New York Times ressaltou que o chefe de segurança do presidente haitiano, agora preso, esteve pouco antes, várias vezes, na Colômbia.

Mas o foco americano continua na Flórida, onde a operação teria sido preparada, segundo os mesmos, anotando cobranças sobre FBI e outros quanto ao esclarecimento das "ligações dos EUA com a morte".

WSJ, no alto, e WP, embaixo, com a foto, abordam as pressões por intervenção e os riscos de imigração disparar
WSJ, no alto, e WP, embaixo, com a foto, abordam as pressões por intervenção e os riscos de imigração disparar - Reprodução

Wall Street Journal e o site Politico destacaram que a pressão em Miami e Washington é por intervenção militar tanto no Haiti como em Cuba.

E na América Latina como um todo, região que está "há muito negligenciada", onde "China e Rússia ganharam influência conforme os militares americanos priorizavam o Oriente Médio". Cobram-se mais recursos para o Comando Sul, recriado na Flórida para ações no, segundo o Politico, "quintal da América".

NÃO NESTE MOMENTO

Agora são democratas que pressionam, mas outros democratas resistem, em veículos como os mesmos WP e Politico. Em extensa reportagem, o jornal de Washington alerta que a situação em Cuba e no Haiti "poderia representar duas crises de imigração". E o secretário de Segurança Interna de Joe Biden declarou publicamente "para cubanos e haitianos: Não venham aos EUA".

Na CNN, quem falou contra os "chamados por intervenção em Cuba e no Haiti", criticando "a pose política de alguns no Sul na Flórida", foi Dan Restrepo, ex-assessor de Barack Obama para a região. "A verdade dura e simples", diz ele, é que não vai acontecer.

Por fim, o próprio Joe Biden declarou, em coletiva: "A ideia de mandar forças americanas ao Haiti não está na agenda neste momento".

E O BRASIL?

Em outra coletiva, entre perguntas sobre Haiti e Cuba, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, foi questionado sobre os ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, "sem provas". Resposta: "O que defendemos no mundo todo, isso é não é exclusivo para o Brasil, são eleições livres".

Questionado se os EUA não estariam sendo "pacientes" com Bolsonaro, ele que "está seguindo Trump" sobre eleições, a resposta foi: "Não gostaria de caracterizar o que o presidente brasileiro está dizendo".

DE MANEIRA GERAL

Questionado então sobre o "assédio de Bolsonaro contra jornalistas" e, especificamente, sobre o ataque de seu advogado a Juliana Dal Piva, do UOL, a resposta foi: "Bem, de maneira geral, o Departamento sempre se preocupa quando jornalistas enfrentam ameaças".

Por fim, cobrado sobre a prioridade americana a direitos humanos, falou que os EUA sempre os defenderão, "não é exclusivo para o Brasil, não é exclusivo para país nenhum".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.