Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Efetividade da Pfizer cai de 94% para 64% contra delta, destacam WSJ e FT

Estudo do Ministério da Saúde de Israel, revelado pelo Yedioth Ahronot, diz que prevenção de sintomas graves segue alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jornais econômicos, Wall Street Journal e Financial Times levaram ao alto de suas páginas iniciais que a "Pfizer é menos efetiva contra variante delta". Também a Bloomberg.

Mais precisamente, no texto mais lido do FT ao longo do dia, "dados de estudo israelense sugerem 64% de contenção da infecção entre aqueles totalmente inoculados".

No WSJ, "a vacina protegeu de infecção 64% das pessoas inoculadas durante um surto da variante delta, abaixo dos 94% anteriores, de acordo com o Ministério da Saúde de Israel".

WSJ, com o título no alto, e FT, embaixo, com a foto, noticiam estudo que aponta Pfizer menos efetiva contra variante Delta - Reprodução

Por outro lado, embora também tenha caído, a vacina continua com efetividade alta, 93%, na prevenção de sintomas graves e mortes.

A notícia foi adiantada pelo site do Yedioth Ahronot, de Tel Aviv, que depois acrescentou que "o Ministério da Saúde confirmou que a Pfizer foi só 64% eficaz na prevenção de infecções". Seu destaque de terça é que "Israel supera 500 casos de Covid pela primeira vez em meses".

PS 6h30 - À noite, em resposta ao noticiário, o New York Times publicou que "Israel reportou que a vacina Pfizer foi 64% eficaz contra a variante delta, mesmo que outros estudos sugiram taxa mais elevada". A defesa da farmacêutica americana contrasta com o ataque do jornal, ao longo da última semana, à chinesa Sinovac.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.