Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Em 'reviravolta', EUA recomendam que vacinado use máscara

'Mudança vem após infecções crescentes com Delta em pessoas totalmente imunizadas', explicou NYT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dia após o ministro brasileiro da Saúde prometer que "logo, logo não precisaremos de máscara" devido à vacinação, New York Times, Fox News (abaixo) e outros veículos americanos levaram às manchetes que, "em forte reviravolta", o governo Joe Biden recomendou o uso para pessoas vacinadas, "em áreas de alta transmissão".

Questionada, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, justificou: "Ainda estamos no meio de uma pandemia única em uma geração, lutando contra um vírus em constante evolução".

A mesma agência governamental, CDC, havia derrubado a recomendação dois meses atrás. "A mudança vem após infecções crescentes com a variante Delta do vírus em pessoas que estavam totalmente imunizadas", explicou o NYT.

Vem também após o Ministério da Saúde de Israel divulgar que a eficácia da Pfizer contra infecção pela Delta caiu para 39%. Contra o vírus original, era de 94%. É a vacina mais usada nos dois países.

Além das máscaras, o governo Biden alertou americanos contra viagens a Israel e diversos países da Europa em que a variante indiana segue crescendo. Governos europeus criticam a manutenção das restrições, iniciadas sob Donald Trump, segundo o Washington Post.

CANÁRIO EM MINA DE CARVÃO

Antes, o WP destacou que a "equipe de Biden monitora de perto" a Delta na Inglaterra, "à medida que suas ansiedades aumentam quanto ao impacto na economia americana". A estratégia do primeiro-ministro Boris Johnson, de "reabertura agressiva" no país e em Gales, apesar da variante, serviria como "canário em mina de carvão".

Na rádio BBC, manchete por Times e outros, Neil Ferguson, ex-ministro e agora assessor, falou que o pior vai ficar para trás até outubro. Outros, como Independent, destacaram de suas declarações que a infecção pode voltar a crescer após a queda da última semana.

VARIANTE INDIANA NA CHINA

A Delta também assusta em Nanjing, perto de Xangai. CCTV, Caixin e South China Morning Post, este em manchete, noticiam que o foco é o maior em meses, no país. E a cidade está para enfrentar enchentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.