Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Escândalo em bola de neve' ameaça levar Bolsonaro

Cobertura no exterior se estende por Times of India, La Nación, Financial Times, The Guardian, Le Monde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Citando o “scoop” ou furo que “surgiu na Folha de S.Paulo, jornal de referência do país”, o francês Le Monde destacou que Jair Bolsonaro é acusado de prevaricação, ou seja, “o não cumprimento de suas funções de chefe de Estado”.

Do argentino La Nación ao britânico The Guardian, noticiou-se que “o enredo engrossou”, neste “escândalo em forma de bola de neve”, com a demissão de um funcionário acusado de cobrar “un dólar de coima” ou suborno, no enunciado em Buenos Aires.

Na página inicial do Le Monde, com foto de manifestação, 'No Brasil, imagem de Bolsonaro é maculada por escândalos sobre a compra de vacinas para Covid-19' - Reprodução

Times of India e Business Today, entre outros indianos, acompanham dia a dia desde o envolvimento da Covaxin, que foi desenvolvida no país pela Bharat Biotech.

Também o Financial Times, com chamadas como “Escândalo da vacina no Brasil apresenta nova ameaça política para Jair Bolsonaro”, mencionando a liderança de Lula nas pesquisas para a eleição de 2022.

BOMBA-RELÓGIO

Na Bloomberg, “Crise hídrica está agravando uma bomba-relógio de inflação no Brasil” e já “representa um desafio adicional para a reeleição de Bolsonaro”.

Anota que ele “quer evitar a todo custo um racionamento semelhante ao que foi implementado por FHC, um dos fatores que contribuíram para a eleição de Lula em 2002”.

PARECE O BRASIL

Na reportagem acima, no Washington Post, “Colapso de prédio na Flórida ecoa tragédias no Brasil, Egito e Índia —onde supervisão negligente cobra alto preço”.

Ressalta o desabamento há um mês no Rio, em área loteada e controlada por milícia, anotando que “riscos estruturais há muito afetam a infraestrutura urbana do Brasil”.

MUSK E A CHINA

Elon Musk, das gigantes Tesla e SpaceX, compartilhou uma passagem do discurso de Xi Jinping destacada pela agência Xinhua. “A China alcançou a meta do primeiro centenário de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos”, disse o líder do PC, sublinhando a solução para a “pobreza absoluta” e anunciando agora como meta erguer “um grande país socialista moderno”.

E Musk: “A prosperidade econômica que a China alcançou é verdadeiramente incrível, especialmente em infraestrutura! Eu encorajo as pessoas a visitar e ver por si mesmas”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.