Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Não é viagem espacial, diz Neil Tyson na CNN, mas vale para turista

NYT, FT, Le Monde e outros noticiam que voo da Virgin foi só até a 'borda do espaço'; russo Kommersant ironiza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sobre o propagandeado voo do empresário Richard Branson, da Virgin, o âncora Fareed Zakaria perguntou na CNN ao astrofísico Neil deGrasse Tyson, que ocupou o lugar de Carl Sagan na popularização da ciência: "Para você, isso é mesmo viagem espacial?".

Na imagem reproduzida abaixo, à esquerda, Tyson fez silêncio e soltou, com uma risada: "Não! Me desculpe. Me desculpe. Antes de mais nada, é suborbital". Depois acrescentou que era significativo, de todo modo, para o turismo.

A saída de New York Times, Wall Street Journal, Financial Times, Le Monde e outros foi tortuosa, falando em "edge of space" ou "jusqu'aux frontières de l'espace". Nas chamadas de WSJ e FT, "Branson alcança a borda do espaço" ou "toca a borda do espaço". No jornal francês, "Branson voa às fronteiras do espaço".

O NYT usou "borda do espaço" ao iniciar o texto, preferindo chamar na home para algo mais simples, "Branson conclui voo da Virgin, buscando abrir o turismo espacial".

Já o financeiro russo Kommersant foi irônico, "O bilionário disse que o bilionário voou", ressaltando ser suborbital.

NORD STREAM 2 NO MÊS QUE VEM

Kommersant e outros russos, além de alemães como FAZ, estavam mais atentos à entrevista do CEO da empresa Nord Stream 2 ao financeiro Handelsblatt, anunciando em manchete que o gasoduto ligando Rússia e Alemanha fica pronto já em agosto.

Matthias Warnig, executivo alemão próximo do presidente russo, Vladimir Putin, disse acreditar que o primeiro Nord Stream, que passa pela Ucrânia, será mantido na distribuição do gás russo à Europa.

CHINA & UCRÂNIA

Sobre a Ucrânia deixada de lado pelos EUA, que resolveram não impedir mais o Nord Stream 2, o South China Morning Post noticiou na submanchete que Pequim e Kiev assinaram "novo acordo de infraestrutura, uma surpresa para observadores geopolíticos".

China e Ucrânia vão "trabalhar juntos em estradas, portos e ferrovias".

VACINAS DA CHINA PARA TAIWAN

E o financeiro chinês Caixin noticiou que o laboratório Fosun Pharma, de Xangai, fechou contrato para fornecer dez milhões de doses da vacina criada pela alemã Biontech à gigante de semicondutores TSMC, de Taiwan, que vai repassá-las ao governo local. É a vacina vendida pelos EUA como Pfizer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.