Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Nos Jogos, nacionalismo ruidoso combina com tambores de guerra

Japão reencontra força no quadro de medalhas e na aliança com militares americanos contra China e Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Galvão Bueno, apresentador da Globo, e Hu Xijin, editor do chinês Global Times, nem perceberam, mas estiveram lado a lado na revolta contra o suposto favorecimento ao Japão nas Olimpíadas.

Sobre os juízes que deram vantagem a Igarashi sobre Gabriel Medina, no surfe, Galvão falou que erraram feio, porque "o japonês botou a mão na prancha".

Hu não falou, mas a notícia mais lida de seu jornal foi que "Chineses questionam correção dos juízes após Hashimoto levar o ouro". Citando celebridades e "netizens" na plataforma Sina Weibo, publicou que o ginasta japonês "cometeu vários erros enquanto o chinês Xiao Ruoteng não cometeu nenhum".

Não que as coisas sejam diferentes no próprio Japão, em mídia social.

O navio Izumo, que está sendo reformado para ser o primeiro porta-aviões japonês desde a Segunda Guerra, em foto sem data da Força Marítima de Autodefesa do Japão - Reprodução

Quase ao mesmo tempo em que brasileiros e chineses se levantavam contra os juízes, Naomi Osaka era eliminada. Milhares de usuários japoneses do Yahoo News fizeram ou apoiaram comentários agressivos contra a tenista, no noticiário do portal.

Um deles, que foi parar no relato do New York Times sobre a "surra em mídia social" de Osaka, questionou até sua nacionalidade: "Eu ainda não consigo entender por que ela foi a portadora da tocha [na abertura]. Embora diga que é japonesa, ela mal fala japonês". Outra: "Black Lives Matter não é o tema dos Jogos. Ela não foi capaz de se concentrar na partida e mereceu a derrota".

Até então estrela do torneio, Osaka sumiu, trocada na NHK e nas manchetes do maior jornal do país, Yomiuri Shimbun, pelo ouro japonês no softbol.

O nacionalismo nos Jogos está vazando para outras partes. Dividindo a home do Yomiuri, naquela terça (27), surgiu a foto do navio que será transformado até o fim do ano no primeiro porta-aviões japonês desde a Segunda Guerra. O Izumo vai operar com o caça furtivo F35B, dos EUA, e "se destina a conter a China em operações com os americanos".

As vitórias japonesas, com ou sem juiz, estariam se refletindo em maior apoio aos Jogos —e o ex-primeiro-ministro que levou o evento para o país, o nacionalista Shinzo Abe, já reapareceu. Reuniu-se em Tóquio com "membros da assembleia da República da China", nome oficial de Taiwan, e declarou, dirigindo-se à China, no destaque do jornal Nikkei: "O que aconteceu em Hong Kong nunca deverá acontecer em Taiwan".

Outro país que disputa com Japão, China e EUA os diferentes quadros de medalhas, a Rússia, também foi alvo de alerta. O primeiro-ministro russo foi visitar as ilhas Kuril, reivindicadas pelo Japão. Tóquio convocou o embaixador para criticar "fortemente", recebendo resposta igual do Kremlin.

Nesse entrelaçamento sem fim do noticiário olímpico com o geopolítico, o Global Times fechou a semana destacando que a Rússia vai se unir à China para exercícios militares, já em agosto. Serão na China ocidental, longe do Japão, e seus ministros da Defesa mencionaram "a situação no Afeganistão".

Foi logo após o secretário de Estado dos EUA visitar o primeiro-ministro da Índia e tirar dele uma ameaça à China por se aproximar de Paquistão e Afeganistão, manchete nos jornais indianos.

Enquanto isso, prosseguia a revolta em mídia social chinesa com os juízes. Um em particular, que teria tuitado em 2019 que "alguém precisa parar" os chineses, num comentário brincalhão. Mas o juiz é indiano e a frase foi parar nas manchetes no Guancha, hoje o maior site noticioso chinês, em chinês.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.