Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Só commodity não levanta o Brasil de volta, indica FT

Jornal financeiro vai a Ribeirão Preto e São Bernardo e relaciona desindustrialização com retorno a colônia extrativista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Financial Times, "Um novo boom de commodities pode reviver o Brasil?". Com enviados a Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, a reportagem de página inteira enfatiza que "o país se tornou um dos maiores produtores de alimentos, mas a indústria está em forte declínio".

Financial Times recorre a foto de manifestação contra fechamento da Ford para ilustrar a desindustrialização no Brasil - Reuters

A agricultura, "sozinha" e mecanizada, gerando pouco emprego, não seria capaz de levantar o país. "A forma como vai lidar com essas duas tendências pode determinar se o Brasil se libertará do padrão de expansão e queda [boom and bust] que remonta às suas origens como colônia de extração de recursos."

Jair Bolsonaro é mencionado por ter cortado proteção ambiental, estimulando "boicote" aos produtos agrícolas do país. E Lula é lembrado por ter liderado greves "durante a ditadura militar".

ATÉ A ÚLTIMA GOTA

Na Bloomberg, "Gigantes do petróleo caçam aquele último grande achado ao longo da costa do Brasil".

A transição energética pode estar "em andamento no mundo", mas no país "Bolsonaro está abrindo ainda mais a indústria do petróleo" para as gigantes Exxon, Shell, Total. "No Brasil, é como se fosse o último furacão", descreve um consultor.

HONG KONG CONTINUA

Um ano após os "alertas sobre fim de Hong Kong como centro financeiro", devido à maior intervenção chinesa, a Bloomberg (acima) noticia que "sinais de êxodo dos investidores são difíceis de achar".

A Bolsa dobrou, a moeda local está no teto, sem fuga de capital, Citigroup e BlackRock estão contratando aos milhares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.