Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Merkel, não Biden, pode pagar pelo desastre afegão

Aliança de centro-direita, da chanceler alemã, tem menor intenção de voto em três décadas, segundo pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas manchetes da Alemanha, caso do Süddeutsche Zeitung, a chanceler Angela Merkel mal esconde a contrariedade com Joe Biden, que não quis ouvir os aliados europeus que pediam mais tempo para deixar Cabul.

A aprovação do presidente americano "afundou" para 41%, segundo o USA Today, mas pode ser ela, Merkel, a primeira vítima eleitoral do desastre afegão, com a derrocada do seu escolhido à sucessão, Armin Laschet. Ela está no cargo desde 2005.

A eleição é só daqui a um mês, mas o Partido Social Democrata, de centro-esquerda, acaba de passar para trás a aliança de centro-direita CDU/CSU, de Merkel.

No gráfico da pesquisa Forza produzido pelo FAZ, cobrindo junho, julho e agosto, a queda da aliança de Merkel (CDU/CS) e dos verdes, com a ascensão social-democrata - Reprodução

Na chamada da RTL, a principal rede privada de televisão do país, que encomendou a pesquisa Forza, "SPD ultrapassa Union —depois de 15 anos (!)". Segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), é o menor percentual da Union desde 1984, quando começou o levantamento.

No fim de semana, uma outra pesquisa no tabloide Bild am Sonntag já havia indicado empate, o que resultou em manchete no FAZ, apontando Merkel "desesperada".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.