Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

No futebol, 'caos'; na política, 'ensaio de figurino para o golpe'

Cobertura externa se divide entre o 'escândalo' das autoridades no campo e o temor da 'aventura autoritária' no 7 de Setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os argentinos foram do "Papelão mundial brasileiro" no Olé (abaixo) ao "Escândalo" no La Nación. Mas foi manchete também ao longo da América Latina, na mesma linha.

O chileno La Tercera destacou o "Papelão em São Paulo". O colombiano El Tiempo, o "Escândalo". O mexicano Reforma, a "Irrupção das autoridades" no campo.

Nos EUA e Europa, ainda que sem levar à manchete, o New York Times noticiou que "Autoridades invadem campo" com "ameaça de deportar argentinos", e o alemão FAZ, que "Autoridades provocam caos em clássico" com "cenas bizarras em São Paulo".

Ao fundo, o noticiário externo acompanha a aproximação do 7 de Setembro com enunciados como, no mesmo La Nación, "Tensão no Brasil: o risco de uma ruptura democrática deixa todos nervosos".

No francês Le Figaro, as manifestações são "um ultimato ao Supremo" por parte do "líder de extrema direita". No alemão Süddeutsche, sob o título "Nervosismo antes do deadline":

"Uma tempestade perfeita está se formando, as nuvens estão ficando mais escuras —e haverá eleições no ano que vem. Bolsonaro está muito atrás nas pesquisas. Observadores temem que o 7 de Setembro possa ser um ensaio de figurino para o golpe."

O 6 DE JANEIRO DE BOLSONARO

Nos EUA, os jornais nacionais seguem contidos, mas sites como Intercept (acima) e HuffPost produzem reportagens ligando a data à tentativa semelhante de Donald Trump.

Respectivamente: "O comício pró-golpe de Bolsonaro: o 7 de Setembro está se moldando como o 6 de Janeiro do Brasil" e "A versão do 6 de Janeiro de Bolsonaro agora parece inevitável no Brasil".

VACA LOUCA

A imagem de descontrole do país se estende à mídia chinesa, com agências, canais como CGTN e jornais como South China Morning Post destacando que o "Brasil confirma casos de vaca louca e suspende exportação de carne para a China".

ONDA DE CRIMES

Na home do Financial Times, "Banco Central do Brasil é forçado a restringir o uso de seu aplicativo de transferência de dinheiro, Pix, em meio a uma onda de crimes".

GRAÇAS AO DESASTRE

Na edição de domingo do NYT (abaixo), extensa reportagem mostrou como o rio Paraná, "uma tábua de salvação econômica da América do Sul, está secando", com atenção para os efeitos na Argentina.

O jornal responsabiliza o "desmatamento na Amazônia", onde se originam tributários do rio, e ouve de um pescador: "Tudo isso é graças ao desastre que estão fazendo no Brasil. Eles cortaram tudo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.