Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu G20

Bolsonaro encara 'solidão' no G20, mas Biden também é questionado

Americano 'afunda' em pesquisa e ouve da AP: 'Por que o mundo deveria acreditar que a América está de volta?'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No romano Il Messaggero, "A solidão do negacionista Bolsonaro: os outros líderes do G20 o evitam (e o brasileiro é um turista)".

Ele se manteve "inerte no trabalho do G20, mas muito ativo em tours pela capital". Tanto que se adiantou na visita à Fontana di Trevi e acabou não voltando quando "os grandes da Terra jogaram moedas".

Jair Bolsonaro com apoiadores atrás da embaixada do Brasil em Roma, antes das agressões - Alan Santos/PR

Na mesma linha, a Bloomberg relatou como ele "vinha sendo uma figura solitária no G20", mas se viu resgatado pela chanceler alemã Angela Merkel, que "se aproximou dele" e o presenteou com "um bate-papo amigável e relevante".

O brasileiro aproveitou para desabafar. No título, "Bolsonaro fala a Merkel no G20: Não sou tão mau quanto as pessoas dizem".

AGRESSÃO

As coisas se agravaram no final do domingo, quando veículos como o canal Sky TG24 e o jornal La Repubblica destacaram vídeos com a agressão de seguranças aos jornalistas brasileiros.

Para a segunda-feira, no enunciado do Il Mattino di Padova, "Padua e Anguillara estão blindadas para Bolsonaro". As estradas serão fechadas, com "alerta máximo para manifestação".

BIDEN AFUNDA

O domingo de Joe Biden começou com o Meet the Press, da NBC, divulgando pesquisa "chocante", em que a maioria dos americanos desaprova seu desempenho. E "sete em dez, inclusive quase metade dos democratas, acreditam que os EUA estão na direção errada".

No enunciado online, "Biden afunda a um ano das eleições de meio de mandato". Para Chuck Todd, do Meet the Press, "uma notícia assustadora para os democratas".

POR QUE ACREDITAR?

No fim do dia, em Roma, Biden deu coletiva por CNN e outras e a primeira intervenção foi da Associated Press, citando a pesquisa e suas dificuldades no Congresso: "Por que o mundo deveria acreditar quando você diz que a América está de volta?".

"Pela maneira como eles reagiram. Eles ouviram, todos me procuraram, queriam saber quais eram os nossos pontos de vista", foi a resposta do presidente americano.

O QUE USAR?

Fechando a semana, quando Wall Street Journal e Financial Times manchetaram o baixo crescimento dos EUA, de 2% anualizados no terceiro trimestre, o editor-chefe do Global Times, de Pequim, Hu Xijin, perguntou no Weibo e no Twitter:

"Com economia tão fraca, o que os EUA podem usar para encorajar aliados a confrontar a China? A emissão excessiva de dólares?"

LUTANDO

Com foto de Eliseio Marubo (acima), "primeiro advogado a sair do Vale do Javari", a maior concentração de povos isolados no mundo, o correspondente do Washington Post, Terrence McCoy, mostrou em extensa reportagem que "Missionários dos EUA se esforçam para evangelizar os não alcançados", mas os "grupos indígenas na Amazônia agora estão lutando" na Justiça, para que parem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.