Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA e China seguem ritual de aproximação diplomática e ameaças militares

No NYT, CIA 'coloca foco na China'; editor do Global Times fala em atacar soldados americanos em Taiwan, 'invasores!'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês atrás, Joe Biden ligou para Xi Jinping, num esforço de aproximação. Uma semana depois, anunciou um pacto militar com a Austrália, inclusive submarinos com propulsão nuclear, contra a China.

Agora, os principais assessores de política externa de ambos se reuniram na quarta (6). No destaque do New York Times, acertaram uma “cúpula virtual” entre os líderes. O chinês Global Times manchetou que a reunião trouxe “sinais positivos”.

No dia seguinte, por NYT e outros americanos, “Reorganização da CIA vai colocar foco na China”.

No Global Times, dois jatos e um bombardeiro da China, em formação
No Global Times, dois jatos e um bombardeiro da China, em formação - Xinhua

Também na quinta, Wall Street Journal e Reuters citaram fontes anônimas para destacar que os EUA estão com fuzileiros navais em Taiwan, treinando soldados locais contra a China.

O editor da newsletter Sinocism, de Washington, lembrou que a presença dos militares já havia sido noticiada em novembro passado, inclusive nos EUA e com confirmação pelo governo de Taiwan. “É digno de nota que estejam vazando isso agora”, disse. “Por quê?

Para o editor do nacionalista Global Times, não importa: “Os EUA deveriam tornar público o local onde os militares estão. Para ver se o Exército de Libertação Popular lança um ataque aéreo para eliminar os invasores!”. Virou manchete no Drudge Report.

'GOLPE NO FMI'

O britânico Financial Times segue quase sozinho no noticiário crítico à diretora do FMI, Kristalina Georgieva, acusada de favorecer a China. Noticia agora que uma reunião nesta sexta pode derrubá-la. Cita que a França vai defender Georgieva, mas o Reino Unido e outros estariam aguardando os EUA. O cargo é de indicação europeia.

Georgieva tem sido apoiada por artigos de economistas como Joseph Stiglitz, que vê “Tentativa de golpe no FMI”.

‘SPORTSWASH’

FT e outros britânicos destacam que o fundo saudita “controlado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, superando questões de direitos humanos”, comprou o clube de futebol Newcastle.

O Times de Londres perfilou “o soberano de fato da Arábia Saudita” que estaria tentando “lavar esportivamente [sportswash] sua reputação”. De assassino.

‘COMO VIVEMOS NOSSAS VIDAS’

O que sobrou da Time traz na capa desta semana (à dir.) a sugestão de apagar Mark Zuckerberg, diante das revelações sobre o Facebook. Logo ressurgiu em mídia social a capa de 2010 (esq.) com Zuckerberg como Pessoa do Ano, "por mudar como vivemos nossas vidas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.