Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu América Latina

New York Times desiste um pouco mais da América Latina

Depois do NYT en Español, jornal deixa agora de publicar os artigos de opinião; decisão é questionada por abaixo-assinado de Caetano Veloso, Isabel Allende e outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times, que já havia desistido do NYT en Español como site autônomo em 2019, parou agora de publicar artigos originais na página de opinião que havia sobrevivido, como parte do projeto.

Há uma semana, deixaram de sair os artigos e colunas originais em espanhol. Como no caso das reportagens do NYT en Español, o jornal passou somente a traduzir textos publicados em inglês.

Um dos especiais produzidos pela página de opinião em espanhol do NYT, 'A Amazônia viu nosso futuro', com artigos de Sônia Guajajara e outros - Reprodução

Lançado há cinco anos, o projeto começou como "tentativa de atrair mais leitores internacionais", como explicou o jornal quando do fim do site autônomo —que "não demonstrou ser financeiramente exitoso".

Não houve anúncio formal, desta vez. Um grupo de intelectuais latino-americanos, entre eles o músico Caetano Veloso, a escritora Isabel Allende e o acadêmico Gaspard Estrada, enviou abaixo-assinado.

Dirigido ao publisher A.G. Sulzberger, afirma que "a continuidade desse empreendimento é crucial", enfatizando que, "nos últimos anos, a América Latina viu uma onda de líderes com tendências autoritárias".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.